NWSL: Servirá o escudo de impulso às Reign?

- Advertisement -

cab futebol feminino

(Primeira Parte do Texto AQUI)

Temporada de 2014

Vamos a jogo! E o grande destaque tem indiscutivelmente de ir para as Reign, de Seattle, que se sagraram campeãs da fase regular ao melhorarem de forma significativa o seu futebol. Não seria para menos: Nahomi Kawasumi, do Japão, e as norte-americanas Megan Rapinoe, Elli Reed, Kim Little, Sydney Leroux e Hope Solo tinham obrigatoriamente de conduzir a equipa a uma boa prestação.

Em 24 jogos, Seattle somou 16 vitórias e afirmou-se como o melhor conjunto de 2014, encantando por praticamente todos os campos por onde passava com o seu jogo muito ofensivo (50 golos, melhor ataque da prova) e elegante. É caso para dizer que Seattle chegou, viu jogar e jogou, passando de um sétimo posto em 2013 para o primeiro em 2014. No entanto, o topo não foi o único local da tabela onde a equipa sensação do ano interferiu, dado que no último encontro sofreu uma derrota que mudou totalmente a figura dos play-offs.

Aqui, aparece o nome das Portland Thorns, lideradas pela inevitável e carismática Alex Morgan, que apareceu a tempo e bem recuperada de uma lesão para ‘salvar’ o conjunto nos últimos instantes. Se no dia anterior dependiam das Red Stars, as Thorns viram o maior rival do momento perder dois pontos frente à única equipa de Nova Iorque e ficar assim dependente de si próprio para, em casa e perante 17 000 espectadores, regressar ao play-off que havia ganhado na edição inaugural da nova competição. Assim foi, com a inevitável Morgan a assinar o único tento da partida.

4
Allie Long, uma das figuras das Thorns, prestes a bater um pontapé de canto perante um estádio praticamente esgotado
Fonte: Craig Mitchelldyer-Portland Thorns FC

Vitória para umas, derrota para outras, e assim as Red Stars ficaram de fora em igualdade pontual com as Washington Spirit, mesmo tendo mais golos. Na NWSL, o desempate mede-se, primeiro, pelos triunfos (10 para DC, nove para Chicago), e aqui nem a vitória sobre a equipa de Seattle lhes bastou. Isso mesmo, porque de fora ficou a única equipa a ter batido as campeãs da fase regular para além das Portland Thorns.

As meias-finais

Com a reviravolta das Thorns a alterar o lote de apuradas, e de certa forma a colocar um ponto final na fase regular, as meias-finais não poderiam ser mais entusiasmantes. Se a equipa de Portland recebe o FC Kansas City na reedição das meias-finais do ano passado, Seattle Reign mede forças com Washington Spirit.

Aqui, e sem margens para dúvidas, Portland e Seattle assumem o favoritismo. As primeiras não só por serem as actuais detentoras do troféu mas também pela boa fase final de época que protagonizaram e, acima de tudo, pelas duas vitórias e um empate que registaram contra as adversárias das meias-finais na época regular (10-2 em golos); já Seattle foi indiscutivelmente a melhor equipa na fase de ‘todos contra todos’ e regista resultados semelhantes frente às adversárias, tendo levado a melhor em dois dos três embates e alcançado um empate no outro.

Embaladas pelas respectivas campanhas e lideradas por algumas das melhores jogadoras do mundo, as Portland Thorns e as Seattle Reign assumem-se então como as grandes candidatas à passagem à finalíssima da liga norte-americana de futebol 2014, disputada entre Abril e Agosto. No entanto, engane-se quem pensa que a favorita é a vencedora – longe disso, e ainda mais no futebol feminino, onde as surpresas ganham forma com maior regularidade, e as goleadas (por vezes inesperadas) surgem com bastante frequência. Independentemente de tudo isto, é certo que os três últimos jogos da competição prometem angariar ainda mais seguidores.

Gaspar Ribeiro Lança
Gaspar Ribeiro Lançahttp://www.bolanarede.pt
Futebol, ténis, Fórmula 1... Com o passar dos anos mais desportos fazem parte do seu quotidiano e lhe ocupam bons pares de horas em estádios ou em frente ao computador e à televisão. Não há, no entanto, maior paixão do que aquela que tem por Liverpool Football Club e Futebol Clube do Porto. "Impossível escolher".                                                                                                                                                 O Gaspar não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa inglesa revela que plantel do Manchester United está mais satisfeito com Michael Carrick do que com Ruben Amorim: «Lufada de ar fresco»

De acordo com a imprensa inglesa, os jogadores do Manchester United estão muito agradados com Michael Carrick e mais satisfeitos, comparativamente com Ruben Amorim.

GP Tailândia: Marco Bezzecchi vence e começa a nova temporada de Moto GP da mesma forma que terminou a anterior

Marco Bezzecchi termina em primeiro lugar, seguido de Pedro Acosta e Raúl Fernández fecha o pódio do GP da Tailândia de Moto GP.

Barcelona de olho em alvo do Benfica no mercado de janeiro

A imprensa espanhola diz que o Barcelona está interessado em Stije Resink, jogador que foi associado ao Benfica em janeiro.

Imprensa espanhola aponta Pedro Porro a gigante da Serie A

O Inter de Milão quer contratar Pedro Porro, segundo a imprensa espanhola. O preço do ex-Sporting está fixado, alegadamente, em 25 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Botafogo de Martín Anselmi empata e garante presença na final da Taça do Rio

O Botafogo empatou a zero e confirmou a presença na final da Taça do Rio, com Anselmi a fazer várias mudanças no 11.

Al Ittihad de João Mota goleia após reviravolta na UAE Second Division

O Al-Ittihad de João Mota completou uma reviravolta e venceu por 4-1 o Al-Rams e subiu ao quarto lugar isolado da UAE Second Division.

Marco Reus renova contrato com os LA Galaxy até 2027

Marco Reus renovou contrato com o LA Galaxy até dezembro de 2027. O clube de Los Angeles diz que o alemão traz liderança ao grupo.