Ser Porto

    amarazul

    Anos passam, épocas dão-se por enterradas, títulos vão para o entretanto criado museu. Ainda assim, o espanto é muito quando, por vezes, alguém que me rodeia é elucidado em relação à minha preferência clubística. Como, quando, porquê Porto? Ser portista no meio de Lisboa nem sempre é fácil e, apesar de cada vez menos, é ainda algo incomum. Mas, acima de tudo, muito divertido.

    A última palavra do primeiro parágrafo é essencial no desenvolvimento não só deste texto como também de todas as variantes de episódio com que me vejo confrontado. ‘Sou do Porto porque cresci com o Porto; cresci com o Porto a jogar e com o Porto a ganhar’, respondo. Para admiração de muitos.

    Cresci com o Porto de Mourinho a apresentar-se à Europa enquanto se preparava para a conquistar, desde Costinha a correr em Old Trafford a Deco a brilhar na Champions ou Pedro Emanuel e o seu tão memorável voo no Japão. Cresci assim, no meio de vitórias. Por isto, por ser tão pouco comum um ano da minha vida terminar sem o Futebol Clube do Porto um troféu conquistar, cresci com o Porto a ganhar. Consequentemente, e claro entre outros factores, sou do Porto porque ganha.

    1
    No ‘Teatro dos Sonhos’, Costinha abraçou a realidade
    Fonte: Getty Images

    Não tenho medo de o dizer. Porque teria? Vemos futebol para ganhar, para festejar. Eu escolhi os que mais me encantavam e que, simultânea e felizmente para mim naquele momento, eram também os que ganhavam. Escolhi o Porto que ganha e encanta.

    ‘Mas vives em Lisboa’, insistem. ‘Vivo, pois. Numa Lisboa de um Portugal sem fronteiras à qual chegou o Porto de 2003. E o de 2004. E por aí fora. Vivo numa Lisboa onde, pelo que o Porto é e os outros não, aprendi a amar o Porto. A ordem de trabalhos, a organização, o azul. Porto. Simplesmente Porto.’

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Benfica perde jogador de futsal até ao final da temporada devido a lesão

    O Benfica lançou esta quinta-feira um comunicado. André Sousa,...

    Treinador do Galatasaray confirma interesse em jogador do Benfica

    O Galatasaray está interessado em contratar Rafa Silva ao...

    Mourinhos vs. Guardiolas T5/EP1: A polémica com Orkun Kokçu

    MOURINHOS VS. GUARDIOLAS, O TEU PODCAST DE ANÁLISE DOS...

    NASCAR para aprendizes: Para a esquerda e para a direita

    Apesar de a história colocar os campeonatos de NASCAR...
    Gaspar Ribeiro Lança
    Gaspar Ribeiro Lançahttp://www.bolanarede.pt
    Futebol, ténis, Fórmula 1... Com o passar dos anos mais desportos fazem parte do seu quotidiano e lhe ocupam bons pares de horas em estádios ou em frente ao computador e à televisão. Não há, no entanto, maior paixão do que aquela que tem por Liverpool Football Club e Futebol Clube do Porto. "Impossível escolher".                                                                                                                                                 O Gaspar não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.