Humilhação

- Advertisement -

amarazul

hu·mi·lha·ção

(humilhar + -ção)

substantivo feminino

1. Acto ou efeito de humilhar ou humilhar-se.

2. Vergonha; rebaixamento.

 

Dói-me a alma. Estava reticente em relação ao regresso à Taça de Portugal – por tudo o que significava e por todos os contextos em que se envolvia. Tinha algumas dúvidas e poucas certezas mas, no final, nada se assemelha ao que previ.

Diz a pesquisa feita no dicionário Priberam, em poucos segundos, que humilhação é um substantivo feminino e se resume ao ato de humilhar ou, vá lá, ser humilhado. Pois bem, este é um aspeto sobre o qual eu detesto falar mas que considero ser fundamental abordar.

Fui humilhado. Fomos humilhados. Não dentro do campo, pois só quem não joga nunca perde, mas à volta. Fomos humilhados naqueles cinquenta milhares de lugares azuis que compõem o tão mítico Estádio do Dragão. Fomos humilhados em casa, a nossa casa, e isso dói. Deixa-me triste e por isso mesmo o partilho.

Se há algo que não admito é ver o meu Futebol Clube do Porto ser humilhado em casa. Não o admito e, mais do que isso, não compreendo. Ultrapassa-me a forma como 4.000 adeptos visitantes conseguem tornar-se audíveis de forma a serem escutados ‘olés’ no Dragão. Ultrapassa-me como é possível a dada altura a minha equipa ser assobiada em casa enquanto os adversários são superiores aos nossos cinquenta mil nas bancadas.

É claro que não compreendo nem defendo metade do que se passou dentro do campo durante os noventa minutos de jogo. Seria ingénuo se fosse capaz de ignorar os erros defensivos que deram aos visitantes dois golos ou o penalty (mais um) falhado, que acabou por se revelar a verdadeira machadada do encontro. Mas esses são erros característicos do desporto profissional – não do Porto, é verdade, mas há dias assim… — e quando ‘abafados’ por finais como este perdem todo o significado que para mim teriam.

Uma vez mais, fomos humilhados em casa e é bom ter isso presente na consciência. Hoje, amanhã e nas próximas semanas. Até ao final da época, de modo a que não aconteça novamente. Somos o Futebol Clube do Porto. Nós vamos a casa dos outros jogar, vencer, cantar. Não o contrário, e se nas bancadas não se corrige, dentro do campo não mudará. Somos um todo, não um grupo de atletas separado de um conjunto de apoiantes. Só juntos somos mais fortes.

Gaspar Ribeiro Lança
Gaspar Ribeiro Lançahttp://www.bolanarede.pt
Futebol, ténis, Fórmula 1... Com o passar dos anos mais desportos fazem parte do seu quotidiano e lhe ocupam bons pares de horas em estádios ou em frente ao computador e à televisão. Não há, no entanto, maior paixão do que aquela que tem por Liverpool Football Club e Futebol Clube do Porto. "Impossível escolher".                                                                                                                                                 O Gaspar não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga: minhotos com abordagem de equipa da Premier League orientada por português

Bright Arrey-Mbi pode vir a ser contratado por parte do West Ham United. O defesa central atua no Braga.

As aparências iludem? | FC Porto x Benfica

O FC Porto x Benfica reúne todas as condições para ir além do primeiro confronto no Dragão, esta temporada, que terminou num empate.

Atenção, Sporting: Athletic precisou de prolongamento para vencer a Cultural Leonesa

O Athletic foi ao terreno da Cultural Leonesa vencer por quatro bolas a três, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

Goleada das antigas: Marselha dá 9 na Taça de França

O Marselha bateu o Bayeux por nove bolas a zero durante esta terça-feira, num encontro válido pelos 16avos da Taça de França.

PUB

Mais Artigos Populares

Mercado: imprensa sul americana aponta central do Peñarol ao Benfica por 6,8 milhões de euros

Nahuel Herrera é o mais recente nome a ser apontado ao Benfica. O defesa central representa atualmente o Peñarol.

Antoine Semenyo volta a marcar e Manchester City vence primeira mão da meia-final

O Manchester City bateu o Newcastle por duas bolas a zero na primeira mão da meia-final da Taça da Liga Inglesa. O novo reforço voltou a marcar.

Álvaro Arbeloa apenas até ao verão? Já há mais um treinador apontado ao Real Madrid depois de Jurgen Klopp

O Real Madrid demitiu recentemente Xabi Alonso do posto de treinador, colocando Álvaro Arbeloa no seu lugar.