Há Dias assim

    cab futsal

    Os mais desatentos poderão  não saber, mas amanhã é dia de derby. O bi-campeão nacional joga contra o seu eterno rival em Odivelas e, tal como sempre, é um jogo para vencer. O Sporting tem, no jogo de amanhã, a possibilidade de mostrar inequivocamente que é, como sempre foi, a maior potência do futsal português e a que domina claramente a modalidade.

    O campeonato começou com seis vitórias em outros tantos jogos, a equipa está rotinada e a base contínua sólida como sempre. Benedito, Caio, Cary e Alex são a garantia de estabilidade e de uma cultura vencedora que se renova a cada fim-de-semana. Obviamente que as saídas de Divanei e Deo tiveram algum impacto na equipa, mas há um factor que para mim desequilibra mais a balança do que qualquer outro jogador. Esse factor é, na minha opinião, Nuno Dias.

    Apoiado numa estrutura criada por Miguel Albuquerque, Nuno Dias tem uma paixão pelo futsal pouco comum. Estudioso, metódico e extremamente competente, o treinador de Cantanhede consegue somar vitórias tácticas com a sua capacidade de ler o jogo e planeá-lo antecipadamente, contribuindo de forma clara para a afirmação do clube de Alvalade como o mais forte do panorama nacional. Nota-se que existe um estudo tremendo do adversário, independentemente de quem seja, assim como um enorme trabalho de preparação de cada fase do jogo ou de jogadas ensaiadas que já tantas alegrias deram aos Sportinguistas.

    142413_ori_nuno_dias
    Nuno Dias tem dado inúmeros motivos de festejo aos Sportinguistas
    Fonte: Zerozero.pt

    A forma como ganhou dois campeonatos nacionais, perdendo apenas três jogos em duas épocas, dois deles frente ao rival Benfica – que no mesmo período de tempo perdeu 12 jogos, cinco deles frente ao Sporting – serviu para colocar o ainda jovem treinador verde e branco uns furos acima de qualquer treinador nacional. Ainda assim, falta a Nuno Dias e ao “seu” Sporting atingir este mesmo patamar a nível internacional, algo que poderá ter a possibilidade de conseguir esta época.

    Apesar de o sorteio da UEFA Futsal Cup não ter sido perfeito, colocando no caminho leonino o actual campeão espanhol, o Inter Movistar de Ricardinho – entretanto lesionado – e Cardinal, o Sporting tem capacidade e algum dever de passar esta fase de elite rumo à Final-Four. Nuno Dias poderá ter aqui a sua grande prova de fogo, e caso a consiga ultrapassar ganhará certamente um lugar ao lado de Orlando Duarte como um dos melhores treinadores portugueses.

    Obrigado, Nuno, por tudo o que tens dado ao meu Clube; espero que as tuas vitórias sejam as minhas durante muitos anos.

    Amanhã é dia de derby, amanhã é dia de Sporting.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Roger Schmidt: «Eles não criaram chances»

    Roger Schmidt já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Florentino Luís: «Não tivemos o futebol dos últimos jogos»

    Florentino Luís já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Conference League: eis os resultados desta quinta-feira

    A Liga Conferência já não tem treinadores portugueses com...
    Vítor Miguel Gonçalves
    Vítor Miguel Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
    Para Vítor, os domingos da sua infância eram passados no velhinho Alvalade, com jogos das camadas jovens de manhã, modalidades na nave e futebol sénior ao final da tarde.