Jogadores Que Admiro #28 – André Cruz

    jogadoresqueadmiro

    Época 1999-2000. São poucas as recordações que tenho deste período. No entanto, lembro-me de que foi por esta altura que o meu interesse pelo futebol começou a crescer. Pelo futebol e pelo Sporting.

    Ao ocupar o lugar de Materazzi – que estava no comando da equipa há cinco jornadas -, Augusto Inácio tornou-se o novo líder leonino, tendo o intuito de ganhar o campeonato nacional. Para cumprir o objectivo a que se propôs, o treinador português aproveitou a reabertura do mercado, em Janeiro, para contratar alguns jogadores que se revelaram essenciais até ao final da época. Entre eles, encontrava-se André Cruz.

    Entrada da grande área, bola descaída para o lado direito, pouco balanço. O pé esquerdo preparado para um remate mais em jeito do que em força. Era esta a grande marca do defesa central brasileiro. Actuando ao lado de jogadores como Rui Jorge, Pedro Barbosa, Acosta, ou até o inesquecível Peter Schmeichel, distinguiu-se pelos seus livres directos, que punham em sentido qualquer guarda-redes. Na verdade, acredito que nenhum sportinguista se terá esquecido do livre apontado ao FC Porto a 18 de Março de 2000 que ajudou a equipa a subir ao 1.º lugar da tabela classificativa. A par deste momento, acredito também que nenhum adepto leonino terá deixado escapar da memória os dois golos apontados por André Cruz ao Salgueiros (0-4), na última jornada do campeonato, conduzindo o Sporting até ao título nacional.

    Alguns momentos de André Cruz

    É certo que este jogador não é reconhecido a nível mundial. Provavelmente, poucos serão aqueles (para além dos fiéis adeptos do Sporting) que se lembrarão da sua figura. No entanto, aos 30 anos, conseguiu ajudar um dos clubes com mais história em Portugal a alcançar um título que lhe fugia há 18 anos e tornar-se um dos melhores defesas centrais que passou pelo Sporting; não só devido aos seus livres, mas também da classe que possuía e da segurança que transmitia à equipa leonina.

    André Alves da Cruz, actualmente com 46 anos, esteve no Sporting por mais uma época e meia. Conquistou dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Ao longo da sua carreira, passou também pelos campeonatos brasileiro (Ponte Preta, Flamengo, Goiás, Internacional), belga (Standard de Liège) e italiano (Napoli, Milan), e regista 31 presenças na selecção brasileira. Este jogador tem ainda a particularidade de ter sido internacional em todos os escalões de futebol e conseguiu alcançar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, com apenas 20 anos.

    Considerado uma pedra basilar na conquista de títulos pelos leões, tenta actualmente transmitir os seus conhecimentos aos jovens jogadores brasileiros, através da sua escola de futebol em Campinas. Será que irá revelar o segredo dos livres aos seus pupilos?

    Foto de capa: sporting.pt

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rita Latas
    Rita Latashttp://www.bolanarede.pt
    Atualmente a trabalhar na Sport TV, Rita Latas está no mundo do jornalismo desportivo há sete anos. O futebol foi a modalidade que a levou a ingressar na área, depois de 13 anos como jogadora federada