📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Qatar afasta Alemanha; Dinamarca volta a cair perante Espanha

- Advertisement -

cab andebol

O Qatar, anfitrião do Mundial de Andebol, eliminou a Alemanha nos quartos-de-final, apesar do favoritismo que era atribuído à seleção germânica. O resultado final, de 26-24, permite à formação qatari uma presença inédita nas meias-finais da competição, onde nunca tinha chegado. No jogo, disputado em Lusail perante 14 mil espetadores, o Qatar demonstrou grande organização defensiva e fez uma rápida circulação da bola no ataque, o que permitiu vários golos do possante pivô da equipa, o hispano-qatari Borja Vidal.

De resto, a federação de andebol do Qatar lançou uma autêntica campanha de naturalizações, oferecendo elevados prémios monetários para que jogadores estrangeiros adquirissem a nacionalidade qatari. Tudo porque, segundo as regras da Federação Internacional de Andebol, um jogador pode jogar por outra seleção se durante pelo menos três anos não representar o seu país. Assim, o selecionador do Qatar convocou para o campeonato do Mundo um espanhol, um francês (Bertrand Roiné), um cubano (Rafael Capote), dois montenegrinos (Zarko Markovic e Goran Stojanovic), um egípcio (Hassan Mabrouk), dois bósnios (Danijel Saric e Eldar Mimisevic) e um tunisino (Youssef Benali).

A Alemanha teve muitas dificuldades em jogar quer com os extremos quer com os pontas e apostou em demasia no remate exterior (a mais de 9 metros), cuja eficácia final foi de apenas 11%. Ao intervalo já a seleção da casa ganhava por 4 golos (18-14). Destaque pela negativa para o mau posicionamento da linha de 6-0 defensiva alemã durante quase todo o jogo, para a fraca eficácia do pivô Patrick Wiencek (3 golos em 7 remates) e para a vergonhosa atuação da dupla de arbitragem que dirigiu a partida. Os juízes macedónios beneficiaram de forma demasiado evidente o Qatar através de um critério disciplinar desequilibrado e tendencioso.

"A equipa alemã esbarrou muitas vezes na boa organização defensiva do Qatar Fonte: Handball 2015(Facebook oficial do Mundial)
“A equipa alemã esbarrou muitas vezes na boa organização defensiva do Qatar
Fonte: Handball 2015(Facebook oficial do Mundial)

Noutro dos jogos dos quartos-de-final, assistia-se à reedição da final do Mundial de Espanha de 2013, com o duelo entre dinamarqueses e espanhóis. Numa partida sempre muito equilibrada (11-11 era o resultado no fim dos primeiros 30 minutos), nenhuma das equipas teve uma vantagem superior a dois golos. A Espanha garantiu a vitória a apenas 5 segundos do fim num remate de Joan Canellas, que fechou o marcador em 25-24. Do lado dinamarquês, destaque para a grande exibição de Mikkel Hansen, com 6 golos, os mesmos que o seu compatriota Anders Eggert (dos quais 5 foram apontados da marca dos 7 metros). Determinante para o apuramento da seleção espanhola foi o guarda-redes do Barcelona Gonzalo Pérez de Vargas, que parou dois livres de 7 metros. Rivera Valero foi o artilheiro-mor do lado espanhol, com 10 golos em 11 remates.

Menos emotivo foi o duelo entre França e Eslovénia. A superioridade gaulesa ditou uma vitória por 32-23. Aos 13 minutos, já os franceses ganhavam por 7-1, tornando fácil a gestão do resultado no Ali Bin Amad Al-Attiyah Arena. Os eslovenos realizaram praticamente o mesmo número de ataques do que a formação francesa, mas a baixíssima eficácia de 38% foi crucial para a eliminação. Quem também segue em frente é a Polónia, depois de uma surpreendente recuperação na reta final do jogo contra a Croácia. A 5 minutos do fim, os polacos perdiam por 22-21 mas, com um parcial de 3-0, garantiram a vitória e asseguraram uma difícil qualificação por 24-22.

Na próxima sexta-feira, decide-se quem estará na final de domingo, com os duelos Espanha-França e Qatar-Polónia.

Foto de Capa: Fonte: Handball 2015 (Facebook oficial do Mundial)

Tiago Caeiro
Tiago Caeirohttp://www.bolanarede.pt
É frequente dar por ele a contar as horas até começar o próximo jogo do glorioso Benfica, que não perde por nada. Lá fora, apoia Arsenal, Milan e Bayern só porque os seus jogadores vestem a magnífica cor vermelha.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.