FC Alverca: Um regresso ao passado com olhos postos no futuro

Por Guilherme Costa Setembro 12, 2017, em Clubes Portugueses

FC Alverca: Um regresso ao passado com olhos postos no futuro

cab reportagem bola na rede

O passado sábado, dia 9 de setembro, foi de festa e muito futebol em Alverca do Ribatejo. No Complexo Desportivo do F.C. Alverca, decorreu o evento “Jogar e Ajudar”, que além da componente desportiva – apresentação do plantel da equipa sénior para a época 2017/2018 e jogo entre antigas estrelas do clube e equipa veterana, também pretendia não esquecer a vertente solidária para com a instituição “Companheiros da Noite” e os Bombeiros Voluntários de Alverca, através da entrega de alimentos como forma de ingresso nas bancadas, por parte dos adeptos.

O atual presidente do F.C. Alverca pretende ajudar o clube a reerguer-se  Fonte: Nuno Raimundo

O atual presidente do F.C. Alverca pretende ajudar o clube a reerguer-se
Fonte: Nuno Raimundo

O presidente do clube, o Sr.º Fernando Orge, que se encontra à frente da presidência desde fevereiro de 2011, pretende ajudar a equipa a alcançar altos patamares num curto prazo, já a começar por esta época com a subida para o CPP, embora reconheça que “é uma tarefa exigente, pois o Pro-Nacional é um campeonato difícil com equipas muito idênticas em termos de qualidade”. Apesar de ter perfeita noção da exigência do desafio, o presidente defende que “com muita dedicação e esforço destes atletas, iremos com certeza disputar jogo a jogo e tentar dar uma alegria aos nossos sócios”. Quando questionado em relação ao regresso de antigos atletas ao Alverca e a um futuro retorno à principal divisão do Futebol português, o próprio afirma que “a atual conjuntura da direção é totalmente diferente da que levou o Alverca à Primeira Liga”, sendo que “está totalmente virada para a Formação, uma vez que só assim é que o clube poderá se consolidar em termos financeiros”, embora admita ter o sonho de ajudar o Alverca a regressar aos seus tempos áureos, mas primeiro há que “estabilizar o clube, e depois passo a passo poderemos voltar ao topo”.

A equipa do F.C. Alverca para a temporada 2017/2018 Fonte: Nuno Raimundo

A equipa do F.C. Alverca para a temporada 2017/2018
Fonte: Nuno Raimundo

A equipa sénior do F.C. Alverca apresentou-se aos seus sócios e simpatizantes frente ao U.D. Alta de Lisboa, equipa também do Pro-Nacional da Ass. de Futebol de Lisboa. Com 12 caras novas, a equipa treinada por António Trindade prometeu fazer todos os possíveis para conseguir alcançar a subida de divisão. Num jogo bastante entretido entre as duas equipas, o clube da casa foi mais forte e venceu o conjunto visitante por 1-0, com o golo a ser marcado já perto do fim, por David Botelho. Após o final do encontro, o médio Joni, um dos capitães de equipa – irá efetuar a sua terceira época como atleta do Alverca, afirmou que “foi um bom teste para a nossa equipa, visto que na próxima semana irá começar a nossa luta e queríamos ir confiantes para o início de campeonato”. Em relação ao tema da subida de divisão, o jogador defendeu que “é muito cedo para falar sobre isso, mas tudo iremos fazer para estar na frente do campeonato e dar uma alegria aos adeptos”.

O conjunto caseiro a festejar o golo da vitória marcado por David Botelho Fonte: Nuno Raimundo

O conjunto caseiro a festejar o golo da vitória marcado por David Botelho
Fonte: Nuno Raimundo

Terminado o jogo da equipa sénior, era tempo de dar lugar ao jogo entre antigas estrelas do Alverca e equipa veterana. Do lado das estrelas, pôde-se ver em ação de novo os jogadores que representaram o clube do Ribatejo ao mais alto nível em tempos passados: Ramires, Nelson Morais, Rui Borges, Ernesto Soares, Diogo Luís, José Soares, Paulo Santos, Hugo Costa, Filipe Falardo e Veríssimo. O último representou o clube entre 1996 e 1998, regressou na época 1999/2000 e jogou até 2003/2004. Quando desafiado a lembrar os velhos tempos, o antigo defesa confessou que “guardo boas memórias, pois assisti ao crescimento do Alverca em termos de infraestruturas e fiz parte duas subidas de divisão, da Segunda para a Primeira Liga”. Ainda sustentou a ideia de que gostaria voltar a ver o clube de volta ao principal campeonato português, embora tenha a perfeita consciência de que “é um desafio muito complicado, mas nos últimos tempos a equipa tenha vindo a subir cada degrau dos distritais com mérito, o que pode muito bem ser importante para a ascensão do Alverca até ao topo”. No que diz respeito ao resultado final, a vitória sorriu às antigas estrelas, embora o convívio é que tenha sido o mais importante.

Foto de grupo, entre as equipas das antigas estrelas e veterana Fonte: Nuno Raimundo

Foto de grupo, entre as equipas das antigas estrelas e veterana
Fonte: Nuno Raimundo

Quanto ao aspeto solidário do evento, os adeptos aderiram em peso e doaram imensos bens que irão permitir à instituição de voluntários “Companheiros da Noite” auxiliar as pessoas sem-abrigo e famílias carenciadas nos próximos meses. De acordo com as palavras recolhidas por uma das porta-vozes da instituição, os adeptos do Alverca “mostraram ser pessoas que gostam de ajudar quem mais necessita, o que fez com que a entrega de alimentos tenha sido bastante alta, o que elevou as nossas expetativas”.

A instituição “Companheiros da Noite” e os B.V.  de Alverca agradeceram a boa-vontade dos adeptos locais Fonte: Nuno Raimundo

A instituição “Companheiros da Noite” e os B.V. de Alverca agradeceram a boa-vontade dos adeptos locais
Fonte: Nuno Raimundo

A principal ideia que se retira deste dia é a de que todas as pessoas ligadas ao F.C. Alverca (dirigentes, treinador e atletas) estão dispostos a fazer todos os possíveis para voltar a reerguer o clube e levá-lo de novo ao topo do Futebol nacional. Esse é também o desejo de todos os adeptos e das antigas estrelas que marcaram presença neste evento solidário. Conclui-se que foi uma tarde de regresso ao passado, mas com o olhar posto no futuro. E que o futuro do Alverca seja repleto de enormes conquistas!

Foto de Capa: FC Alverca

guilherme-costa
O Guilherme é estudante da área de Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. É adepto desde que nasceu do nasceu do Sport Lisboa e Benfica, clube que o faz ficar feliz quando ganha ou com insónias quando perde. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Comentários

Por Guilherme Costa Setembro 12, 2017, em Clubes Portugueses

Figura e Fora-de-Jogo da Semana

17/09/2017

João Neves

Redator

Pep Guardiola

O técnico espanhol está a deslumbrar na Premier League com uma equipa recheada de estrelas. Esta semana atropelou o Watford de Marco Silva por 6-0 e é um dos favoritos a levantar o titulo no final da época.

Bruno Varela

As razões são óbvias com o segundo golo sofrido, no Bessa, a deitar fora 3 pontos importantes. Precisa ainda muito de crescer para ganhar a titularidade no Benfica.