Liga Espanhola: Balanço da primeira metade

    Cabeçalho Liga Espanhola

    Com janeiro a espreitar pela janela, é tempo de fazer um balanço da primeira metade da época da liga espanhola.

    O líder, neste momento, é o Real Madrid, com menos um jogo disputado e com 3 pontos a mais que o segundo classificado, Barcelona. O Atlético de Madrid é a desilusão da temporada até então, juntamente com o Valência. A equipa de Cristiano Ronaldo e companhia não tem apresentado um futebol de fazer levantar o estádio, mas a eficácia da sua frente de ataque coloca-a confortável no primeiro posto da tabela. Com um jogo por disputar frente ao Valência, os “merengues” podem ainda aumentar a distância pontual para 6 pontos se vencerem a partida agendada para 22 de janeiro no Mestalha. Recorde-se que o plantel não apresenta grandes diferenças para o ano transato, mas é notório que o regresso, após empréstimo, de Marco Asensio acrescenta qualidade e aumenta a dinâmica do meio-campo madrileno.

    Já em Barcelona, apesar de apresentarem o melhor ataque da prova, é importante que o tridente ofensivo do Barça recupere o nível exibicional do ano passado se quiser renovar o título. O craque brasileiro Neymar, parece ainda não ter recuperado a melhor forma desde que se apresentou após término dos Jogos Olímpicos do Rio. Em setores mais recuados a equipa tem apresentado pouca solidez defensiva, e era importante que o técnico Luis Enrique se reforçasse agora na reabertura da janela de transferências. A grande contratação do verão foi André Gomes, mas o médio português ainda terá muito que trabalhar se um dia quiser substituir Andrés Iniesta.

    Cristiano Ronaldo continua a fazer maravilhas na Liga Espanhola Fonte: Real Madrid C.F.
    Cristiano Ronaldo continua a fazer maravilhas na Liga Espanhola
    Fonte: Real Madrid C.F.

    O Atlético de Madrid esta época não é o Atlético de Madrid. Os “colchoneros” não perderam nenhum jogador chave, e reforçaram o seu plantel com Nico Gaitán, e Kevin Gameiro. O argentino Gaitán “nem calça” como se diz no mundo do futebol, e o francês Gameiro quando se pensava que ia construir uma dupla temível com o compatriota Griezmann ainda está na fase de entendimento com seu colega. A 9 pontos do primeiro posto (que podem vir a ser 12), Diego Simeone terá de puxar muito pela sua turma se quer ultrapassar equipas como Sevilha ou Villarreal, que tem estado a jogar um futebol confiante, seguro e bem mais apresentável que o praticado no Vicente Calderón.

    Quanto aos “Los Che”, estão em maus lençóis. Se na época passada dececionaram, então esta época nem há comentários. São 9 derrotas em 15 jornadas para o treinador Pako Ayestarán, que pode começar a contar os dias para o seu despedimento. É incrível como é que uma equipa como o Valência está a um ponto da linha de água. Fraco futebol, sem ligação, sem sentido.

    Para além do Villarreal e do Sevilha estarem a fazer uma boa campanha, a maior surpresa desta primeira volta está a ser o Deportivo Alavés. A equipa subiu de novo este ano ao primeiro escalão do futebol espanhol e posiciona-se na 12ª posição. O técnico Maurício Pellegrino tem ao seu dispor uma equipa humilde e bastante trabalhadora que espera continuar assim até ao final da temporada. São esperadas grandes emoções até ao resto da temporada, não só na luta pela conquista da competição, como também na fuga dos lugares de despromoção.

    Foto de capa: La Liga

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    José Pedro Barata
    José Pedro Baratahttp://www.bolanarede.pt
    De terras beirãs para o mundo do jornalismo, surgiu um estudante de ciências da comunicação apaixonado por futebol. Tem o SL Benfica como religião, mas um olhar rigoroso sobre o desporto rei.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.