Força dos Números: Finais da Liga Europa

    Cabeçalho Futebol Internacional

    “O Ajax nem devia estar na Liga Europa”, disse José Mourinho após o duelo frente ao Crystal Palace no passado domingo, alegando que a prova devia ser exclusivamente disputada por clubes que a disputam desde o início, reprovando a integração dos que provém do 3º lugar da fase de grupos da Champions.

    Não precisava de o dizer. Podia perfeitamente ficar-se pelos elogios que deu à equipa holandesa, mas deu essa alfinetada. Escolheu fazê-lo. Porque já sente o frenesim do aproximar da final de uma Liga Europa que quer, como demonstra estas declarações e não só, vencer.

    Não se trata só do bónus da qualificação directa para a fase de grupos da Champions. Trata-se, também, do prestígio de um título europeu que o “seu” Manchester United ainda não tem na sua enorme sala de troféus e que a glória e o orgulho pessoal do Special One querem abarcar.

    Tudo factores que desmentem a “secundarização” da Liga Europa. Porque em jogo está um dia inesquecível para qualquer clube. Ganhe ou perca. Em jogo está a conquista de uma prova cuja conquista atesta a competência do clube, dos seus representantes e, por inerência, a dos seus adeptos.

     

    Final da Liga Europa já "aquece" Fonte: DailyMail
    Final da Liga Europa já “aquece”
    Fonte: DailyMail

    Adeptos, esses, que nunca apagarão da memória cada momento de cada final disputada pelos seus clubes. Pergunte-se aos do Atlético de Madrid se alguma vez esqueceram os golos de Forlán diante do Fulham ou aos do Chelsea se não se recordam do cabeceamento de Ivanovic que deu a vitória sobre o SL Benfica ou aos do FC Porto, claro, se algum dia precisarão que lhe relembrem da cabeçada vitoriosa de Falcao diante do SC Braga.

    Esses adeptos lembram-se de tudo o que aconteceu nessas finais. Das imagens, dos golos, dos treinadores, dos amarelos, dos vermelhos, das datas, dos àrbitros… enfim, dos números. E nós também. Seria injusto, porém, guardá-los só para nós. Por isso, apresentamo-vos os dados sobre as finais da Liga Europa (desde 2010, ano da primeira final).

    Desde a forma como foi marcado cada golo, até aos recordes dos treinadores, passando pelos guarda-redes.

    Sejam bem-vindos à Força dos Números.

    Foto de capa: Zimbio.com

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...

    Liverpool pode avançar por desejo de Arne Slot

    Arne Slot já trabalha na montagem do plantel do...

    Al Shabab de Vítor Pereira vence o Al Ittihad

    O Al Shabab foi ao terreno do Al Ittihad...

    Arne Slot é o novo treinador do Liverpool

    Arne Slot vai ser o novo treinador do Liverpool....
    Pedro Machado
    Pedro Machado
    Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.