Liga Inglesa: Uma Primeira Jornada Refrescante!

    cab premier league liga inglesa

    Nova época, novos protagonistas. O começo da temporada 2015/16 da Premier League fugiu à previsibilidade, contrariou o favoritismo, nomeadamente entre as equipas que lutam pelo título.

    O Chelsea cedeu um empate a dois frente a um Swansea que não desperdiçou as facilidades que lhe foram concedidas (para este nível, claro) pelo campeão e que até podia sair de Stamford Bridge com os três pontos em virtude da pressão exercida no final, ainda que “patrocinada” pela superioridade numérica conseguida graças à expulsão de Courtois. Um dia mau para os blues, mas que seria atenuado com a derrota do Arsenal, em casa, diante do West Ham, por 2-0 (ver “treinador da semana). Porém, na luta (defesa) pelo trono não se pode facilitar, e os rivais de Manchester ganharam terreno. O United com menos brilho (venceu por 1-0, o Tottenham, sem brilho, e graças a um auto-golo de Kyle Walker numa altura em que os Spurs dominavam) que o City, que se impôs em casa do West Bromiwch Albion por uns claros 3-0 que lhe valem, no final da primeira ronda, o primeiro lugar…

    … ainda que este seja partilhado com mais seis equipas. Entre elas, os surpreendentes Leicester e Crystal Palace, que deram muito bem conta de si ao vencerem por dois golos de diferença os seus adversários. Os “foxes” golearam o Sunderland por 4-2, num jogo em que demonstraram um futebol atraente (com destaque para Mahrez – ver “figura de jornada”), bem longe daquilo que seria de esperar de um conjunto que é quase unânimemente apontado, pela crítica, como candidato à descida; os “Glaziers”, num encontro onde o reforço Cabaye foi figura de destaque, foram ao terreno do Norwich vencer por 3-1, impondo aos canários, no seu regresso à Premier League, um baptismo algo desagradável…

    Legenda: “Mahrez foi a figura da 1ª jornada da Premier League” Fonte: Facebook do Leicester
    Mahrez foi a figura da 1ª jornada da Premier League
    Fonte: Facebook do Leicester

    … situação que se repetiu em Bournemouth, onde a equipa local foi batida pelo Aston Villa, embora por números menos esclarecedores e que refletem as dificuldades dos villains no jogo de estreia do seu adversário – 1-0, o mesmo resultado conseguido pelo Liverpool para bater o Stoke City e que também demonstra o quão complicado foi para os reds bater o seu adversário (aliás, o golo inaugural só surgiu ao minuto 86, através de um remate de longe de Phillipe Coutinho).

    A competitividade do campeonato inglês esteve presente em mais dois campos, com o resultado a ilustrar, também, o quão espectacular é este campeonato: 2-2. O Watford impôs essa igualdade no jogo com o Everton, em Goodison Park, estreando-se em grande estilo no regresso à Premier League e o Newcastle deixou fugir a reviravolta lograda no jogo com o Southampton – começou a perder, deu a volta, mas aos 80 minutos repôs a igualdade num jogo em que Cédric Soares esteve em bom plano, assistindo para o primeiro golo dos Saints.

    Uma jornada cheia de golos, de resultados que não eram esperados e de novos protagonistas que fazem salivar os adeptos de futebol pelo próximo fim-de-semana de Premier League.

    Figura da jornada: Riyad Mahrez (Leicester City)

    O extremo argelino começou 2015/2016 da melhor forma ao contribuir com dois golos para vitória do Leicester sobre o Sunderland (4-2), estando, provisoriamente, no topo dos artilheiros da liga divindo a honra do trono com Yaya Touré.

    O trabalho de Mahrez não sobressai apenas pelos golos que marcou. A procura pelo desequilíbrio (3 dribles, 6 remates, números máximos na partida), quase sempre bem sucedida (100% de eficácia no drible, 33% no rácio remate/golo, com um dos remates falhados a bater nos ferros da baliza do Sunderland), e a precisão no passe (80%, números invulgares para um extremo) fazem de Mahrez o jogador da semana e a figura da jornada na Premier League

    Treinador da semana: Slaven Bilic (West Ham United)

    O croata estreou-se da melhor maneira na Premier League e já fez esquecer, por enquanto, o trabalho de Sam Allardyce – foi ao Emirates vencer o Arsenal por 2-0, apresentando uma equipa coesa e bastante competitiva para fazer frente a uns gunners que, de facto, atacaram muito, mas não conseguiram marcar devido ao excelente trabalho posicional, mas também devido à exibição do guardião Adrián – 6 defesas, três delas de bom nível.

    Destaca-se, também, a aposta, arriscadíssima, mas claramente ganha, de Bilic na titularidade de Oxford, um míudo de 16 anos que, com Noble e Kouyaté conseguiu, muitas vezes, secar o meio-campo do Arsenal.

    Foto de capa: Facebook do West Ham

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Machado
    Pedro Machado
    Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.