Verona: “City of Love”

    Cabeçalho Liga Italiana

    Romeu e Julieta incorpora uma tradição de romances trágicos que remonta à Antiguidade. Este clássico da literatura universal foi escrito entre 1591 e 1595 por William Shakespeare, cujo enredo versava sobre dois adolescentes cuja morte acabou por unir duas famílias, outrora separadas. O cenário desta mundialmente conhecida trajédia é a renascentista cidade de Verona. Diz-se, inclusive, que William foi buscar inspiração a personagens reais que viviam em Verona para compor o seu romance.

    A “city of love” – Património da Unesco – inspira romances vários e atrai muitos turistas apaixonados todos os anos, averbando mais de 2000 mil anos de história. Detentora de vestígios muito bem conservados da época romana, o que traduz uma arquitetura e estilo urbanístico muito característicos, tem no futebol uma das principais atrações da cidade.

         Il derby di Verona representa o apaixonado derby da cidade, que opõe o Hellas Verona ao Chievo Verona.

    O Marcantonio Bentegodi  é um dos símbolos de Verona, e tem capacidade para cerca de 38.402 espectadores, e é partilhado pelos dois clubes da cidade.

     

    Chievo e Hellas Verona têm rivalidade histórica Fonte: herldicafutbolstica.blogspot.pt
    Chievo e Hellas Verona têm rivalidade histórica
    Fonte: herldicafutbolstica.blogspot.pt

    Ao nível de palmarés, o Chievo Verona não tem títulos principais, registanto, contudo, uma presença na pré-eliminatória da Liga dos Campeões em 2006, graças às sanções impostas à Juventus, designadamente a descida para a série B por corrupção, bem como à penalização pela subtracção de pontos à Fiorentina, Lazio e Milan.

    Por seu turno, o seu grande rival, o Hellas Verona Football Club tem um palmarés mais rico, uma vez que logrou obter a proeza de se sagrar campeão italiano na época de 1984/1985., sendo esse o seu grande feito desde a fundação em 1903.

    O famoso Derby della Scala ou Derby dell’Arena tem a particularidade de não ter sido disputado mais de 20 vezes ao longo da história, uma vez que ambos os clubes têm alternado muito as suas presenças no principal e secundário escalão do futebol transalpino.

         Em 2007, quando o Chievo vivia uma boa fase e o Verona estava na terceira divisão, comerciantes e políticos locais tiveram a ideia de fundir os dois clubes, hipótese prontamente recusada pelos adeptos das duas equipas.

     Foto de capa: toronews.net

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Pássaro
    Nuno Pássarohttp://www.bolanarede.pt
    Licenciado em Direito, faz da advocacia a sua profissão, sem nunca descurar o maior vício de todos: o futebol! Seja a competir, a escrever ou simplesmente a contemplar, azul e branco é o coração.                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.