Bernard Berisha: Um diamante à solta na Liga Russa

Por Joel Amorim Janeiro 10, 2017, em Resto do Mundo

Bernard Berisha: Um diamante à solta na Liga Russa

Anterior1 de 2Próximo

Cabeçalho Futebol Internacional

Bernard Berisha foi indiscutivelmente, um dos jogadores mais interessantes a actuar na Liga Russa (Росгосстрах — Чемпионат России по футбол) durante a primeira metade da presente temporada. O extremo Kosovar chegou a Makhachkala, no Daguestão russo, em Janeiro de 2016, e foi um dos homens em maior destaque na formação, que até à paragem de Inverno, foi orientada pelo checo Pavel Vrba. O antigo selecionador da República Checa não foi o único a deixar o FC Anzhi, uma vez que o antigo dono do clube, o auto-denominado filantropo Suleyman Kerimov, também abandonou o cargo que tinha desde 2011, ano em que levou para Makhachkala jogadores de craveira internacional, como foram os casos de Roberto Carlos e Samuel Eto’o.

Longe vão os anos milionários do emblema do Daguestão, mas a chegada de um técnico conceituado como Pavel Vrba no Verão passado, fazia antever uma época tranquila para os Orly (Águias), mas a verdade, é que tal não está acontecer.

Bernard Berisha no dia em que assinou contrato com o FC Terek Fonte: 100Mercato

Bernard Berisha no dia em que assinou contrato com o FC Terek
Fonte: 100Mercato

Alheio à instabilidade que tem rodeado a equipa desde o início da temporada, Bernard Berisha tem realizado uma época de alto nível contribuindo com um total de quatro golos (três na Liga Russa e um na Taça da Rússia) e duas assistências. O versátil extremo nascido em Péc, na ex-Jugoslávia, esteve em especial destaque nas partidas frente ao FC Zenit em Makhachkala, onde contribuiu com um golo no empate as duas bolas do FC Anzhi e no encontro diante do FC Arsenal Tula, também realizado no Daguestão, onde fez uma exibição absolutamente fantástica contribuindo com uma assistência para o golo do bielorrusso Ivan Maevskiy.

As exibições de alta qualidade fizeram com que Berisha se tornasse num dos jogadores mais cobiçados nesta longa paragem de Inverno do futebol russo. O FC Zenit de Mircea Lucescu e alguns emblemas da Serie A lideravam o grupo de potenciais interessados, mas foi o FC Terek Grozny, que com alguma surpresa, anunciou a meio da passada semana a aquisição do jogador. O emblema tchetcheno terá pago uma cifra a rondar os 2 milhões de euros ao FC Anzhi garantindo uma ligação contratual de três temporadas e meia com o internacional kosovar.

Anterior1 de 2Próximo
Joel Amorim
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Comentários

Por Joel Amorim Janeiro 10, 2017, em Resto do Mundo

Figura e Fora-de-Jogo da Semana

17/12/2017

André Conde

Diretor-Adjunto

Pep Guardiola

Equipa à sua imagem, futebol de grande qualidade e domínio na Premier League. No meio dos tubarões da Liga Inglesa, Pep Guardiola está a mostrar o porquê de ser o melhor treinador do mundo.

Rui Vitória

Depois da Champions, a Taça de Portugal. Uma equipa sem ideias, perdida em campo e um discurso completamente fora da realidade. O tempo do treinador no SL Benfica parece ter terminado.