Girabola Zap: A 90 minutos do Título

Por Guilherme Costa Outubro 24, 2017, em Resto do Mundo

Girabola Zap: A 90 minutos do Título

Cabeçalho Futebol Internacional

Numa altura em que faltam apenas dois jogos para terminar a edição de 2017, o Girabola está numa fase crucial no que diz respeito à decisão do título, mas muito provavelmente as dúvidas existentes em relação ao futuro vencedor da prova poderão ficar desfeitas no final da 29.ª jornada, muito por culpa da conjugação de resultados verificada no fim-de-semana de 21 e 22 de outubro.

O 1.º Agosto é a equipa que irá entrar em campo no próximo jogo com a certeza de que um triunfo será o suficiente para garantir o bicampeonato, o que já não ocorre há mais de 18 anos (em 1999, a equipa d’Os Militares conquistou o seu terceiro bicampeonato). Após ter vencido por 2-1 o Progresso da Lunda Sul, o conjunto de Dragan Jovic não só manteve a liderança, como também aproveitou o deslize do seu rival, Petro de Luanda, para ficar mais perto de festejar a revalidação do título de Campeão angolano. A três pontos do título, o clube de Rambé e companhia terá uma partida bastante difícil fora, frente ao aflito ASA, mas certamente irá fazer de tudo para ganhar o jogo e poder celebrar nas ruas de Luanda mais um troféu conquistado para o palmarés.

Quem certamente irá torcer pelo ASA nesse jogo, será o Petro de Luanda. Ora, a equipa petrolífera parte para esta jornada numa situação complicada: a três pontos do líder, o Petro tem obrigatoriamente de vencer o seu encontro (frente ao já despromovido Santa Rita de Cássia) e esperar que o D’Agosto não ganhe ao ASA. A turma orientada por Beto Bianchi atrasou-se na luta pelo título na última jornada, ao perder por 1-0 na visita à casa da “Equipa-Revelação” da prova, o Sagrada Esperança, somando assim a terceira derrota nos últimos sete jogos disputados, sendo mesmo caso para dizer que o “Sagrada tirou a última Esperança do Petro” em conquistar o título, que lhe foge desde 2009.

Caso vença o ASA, o 1.º Agosto poderá festejar a revalidação do título de campeão Fonte: 1.º Agosto

Caso vença o ASA, o 1.º Agosto poderá festejar a revalidação do título de campeão
Fonte: 1.º Agosto

O terceiro lugar também está a ser muito cobiçado por três equipas: o Sagrada, Rec. do Libolo e Kabuscorp. A primeira equipa é atualmente a principal favorita a concluir a prova no top três, não só pelas boas exibições que tiveram ao longo dos jogos do campeonato, mas também pelo menor rendimento apresentado pelos dois crónicos candidatos ao título. Contudo, não é certo que isso vá ocorrer, pois estão seis pontos em disputa até final e tudo poderá acontecer.

Na parte final da tabela classificativa, continua tudo em aberto em relação às duas equipas que irão fazer companhia ao Santa Rita na descida de divisão: neste momento, são quatro as equipas que poderão terminar a época a festejar a permanência ou a dizer adeus ao Girabola: Académica do Lobito, Progresso Lunda Sul, ASA e JGM do Huambo estão numa forte disputa pela manutenção na principal divisão do futebol angolano.

Em conclusão, prevê-se que a próxima jornada será bastante emotiva para os adeptos angolanos, uma vez que há muita coisa para se decidir na tabela classificativa, com a decisão do futuro campeão a ser o principal motivo de interesse, pois o título está a 90 minutos de ser entregue. Que comece então a 29.ª jornada!

Foto de Capa: Girabola Zap

Artigo revisto por: Beatriz Silva

guilherme-costa
O Guilherme é estudante da área de Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. É adepto desde que nasceu do nasceu do Sport Lisboa e Benfica, clube que o faz ficar feliz quando ganha ou com insónias quando perde. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Comentários

Por Guilherme Costa Outubro 24, 2017, em Resto do Mundo

Figura e Fora-de-Jogo da Semana

13/11/2017

Jorge Faria de Sousa

Redator

Eric Dier

O defesa inglês é hoje uma das estrelas do futebol britânico e estreou-se enquanto capitão da seleção inglesa no passado fim de semana.

Presidente Câmara Oliveira do Hospital

Criticou a FPF, alegando que o distrito de Coimbra foi esquecido nestes jogos particulares. Espera-se que no futuro próximo, a FPF possa levar o futebol solidário ao distrito de Coimbra.