Os clubes mais ricos do mundo

Por Nuno Pássaro Outubro 6, 2017, em Resto do Mundo

Os clubes mais ricos do mundo

Cabeçalho Futebol Internacional

Historicamente, e a avaliar pelo número de títulos averbados, os maiores clubes do mundo são por todos conhecidos. Os chamados “Grandes”, pese embora um ou outro ciclo de menor fulgor, continuam a ser os principais emblemas da sua liga, e do seu país.

No passado recente, especialmente em terras de Sua Majestade, temos assistido a uma nova ordem económica que tem dominado e gerido vários clubes de futebol.

Com receitas anuais que ascendem aos 600 milhões de euros, facilmente se compreende para onde são canalizados os altos investimentos que estão a ser realizados, designadamente por empresas, sociedades, e investidores árabes, turcos, russos asiáticos, entre outros.

Neste sentido, importa salientar que o clube de futebol que mais rendimento gere é o Manchester United.

A título de exemplo, em 2014, o Manchester United assinou um contrato de patrocínio de 10 anos com a Adidas, no valor de 750 milhões de libras esterlinas.

Em segundo lugar surge o todo-poderoso Real Madrid, que facturou apenas com a conquista da Liga dos Campeões 2016/2017 cerca de € 53,5 milhões de euros.

Imediatamente depois segue o outro gigante espanhol, o Barcelona, que é assinou um contrato de televisão com algumas cadeias espanholas, e um patrocínio com a “Rakuten” no valor de € 55 milhões de euros, por ano.

Em quarto lugar nesta curta lista aparece destacado o Paris Saint-Germain, que ficará na história como o clube que arquitectou e concretizou a maior transferência da história do futebol, naquele que é, pelo valor dos números apresentados, o maior negócio da história do futebol.

Esta ascensão do clube deveu-se à entrada de capital oriundo do Qatar, por via do presidente Nasser Al-Khelaifi, membro da família real do país árabe. Por forma a adquirir o clube, adquiriu 70% do clube – tornando-se accionista maioritário – por intermédio da sua empresa, a “Oryx Qatar Sports Investments”.

Foto de capa: PSG

Nuno Pássaro
Licenciado em Direito, faz da advocacia a sua profissão, sem nunca descurar o maior vício de todos: o futebol! Seja a competir, a escrever ou simplesmente a contemplar, azul e branco é o coração.                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
Nuno Pássaro

Últimos Artigos por Nuno Pássaro (ver todos)

Comentários

Por Nuno Pássaro Outubro 6, 2017, em Resto do Mundo

Figura e Fora-de-Jogo da Semana

23/10/2017

Eduardo Nunes

Redator

Miguel Oliveira

É impossível não destacar o feito do piloto da KTM, que se estreou a vencer neste fim-de-semana em Moto 2, no GP Austrália.

Manchester United FC

O clube orientado por José Mourinho fez um jogo terrível no terreno do Huddersfield e acabou derrotado por 2-1, num jogo onde os red devils mereceram claramente a derrota.