Miguel Oliveira: Um nome para a história

Por Hugo Santos Outubro 24, 2017, em Moto GP

Miguel Oliveira: Um nome para a história

Cabeçalho modalidadesNo passado domingo, o piloto da Red Bull KTM Ajo voltou a fazer história, depois de, há dois anos, ter sido o primeiro português a vencer uma prova de Moto3. Completou as 25 voltas do circuito de Phillip Island, na Austrália, em Moto2, com um tempo total de 39.25,920 e fez soar “A Portuguesa”.

Com esta vitória, Miguel Oliveira sobe novamente ao terceiro lugar da geral, com mais um ponto do que Alex Márquez, depois de 16 provas do campeonato concluídas e a faltar apenas duas para acabar.

Num circuito que começou algo molhado, Oliveira saiu do terceiro lugar da grelha de partida, mas com um bom arranque conseguiu chegar à curva um em primeiro lugar e nunca mais de lá sair. Com um ritmo imparável, sendo várias vezes o piloto mais rápido em pista, não deu qualquer hipótese ao seu companheiro Brad Binder, que ficou com o segundo lugar, e ao líder do campeonato, Franco Morbidelli, que acabou em terceiro.

Obviamente que o piloto português estava muito feliz: “Estou muito feliz, com um sentimento de pura felicidade, não podia estar mais grato por esta vitória. A três voltas do final, quando começou a chover um pouco, tinha uma liderança de seis segundos e fui bastante cauteloso, por isso, a distância encurtou, foi um momento stressante. Foi a corrida mais longa da minha vida. Estou muito contente pela minha equipa, pela minha primeira vitória na categoria, a primeira de muitas, esperemos, para a KTM.” Miguel Oliveira #44.

Miguel Oliveira fez história Fonte: Moto GP

Miguel Oliveira fez história
Fonte: Moto GP

No seu segundo ano em Moto2, mas num ano de estreia da equipa Red Bull KTM nesta categoria, o dentista almadense consegue a primeira vitória nesta temporada, onde também já conta com sete pódios e um total de 191 pontos. A luta pelo terceiro lugar do mundial está ao rubro e Miguel Oliveira vai ter de lutar muito para manter este posto. Morbidelli lidera com 272 pontos, Luthi segue em segundo com 243 pontos, Oliveira em terceiro com 191 pontos e, logo atrás, em quarto, segue Alex Márquez com 190 pontos.

Para o fim ficam a faltar apenas duas corridas, o Grande Prémio da Malásia, no dia 29 de Outubro, e dia 12 de Novembro, o Grande Prémio de Valência.  De recordar que enquanto piloto de Moto3, Miguel Oliveira, em 2015, já venceu o circuito de Sepang e o circuito de Valência. Vamos esperar que repita o mesmo resultado, agora em Moto2. Numa época bastante regular, apenas em três vezes falhou acabar entre os dez primeiros, todos esperamos que o português consiga o terceiro lugar do pódio na classificação geral.

Foto de Capa: Moto GP

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Hugo Santos
Futebol por amor, motociclismo por paixão. Toda uma vida a acompanhar ambos, sempre a ansiar a luz verde.                                                                                                                                                 O Hugo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
Hugo Santos

Últimos Artigos por Hugo Santos (ver todos)

Comentários

Por Hugo Santos Outubro 24, 2017, em Moto GP

Figura e Fora-de-Jogo da Semana

13/11/2017

Jorge Faria de Sousa

Redator

Eric Dier

O defesa inglês é hoje uma das estrelas do futebol britânico e estreou-se enquanto capitão da seleção inglesa no passado fim de semana.

Presidente Câmara Oliveira do Hospital

Criticou a FPF, alegando que o distrito de Coimbra foi esquecido nestes jogos particulares. Espera-se que no futuro próximo, a FPF possa levar o futebol solidário ao distrito de Coimbra.