📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Toyota: finalmente o regresso?

- Advertisement -

cab desportos motorizados

Há cerca de três semanas, a Toyota anunciou o desenvolvimento do TMG GT86 CS, para a categoria de R3, que, em 2014, passará a chamar-se RC3. Uma notícia recebida com muito agrado por todos os amantes de ralis. Mas uma ainda melhor chegou ontem: a marca japonesa vai construir um Yaris WRC, o que indica que o regresso ao WRC pode estar para breve. Para já, apenas está confirmada a construção do carro e os respetivos testes para o próximo ano, o que garante que apenas em 2015, na melhor das hipóteses, a formação nipónica voltará à elite dos ralis mundiais.

Mas, afinal, qual o porquê de toda esta satisfação com o regresso da Toyota? Basicamente porque foi, muito provavelmente, a equipa mais marcante da década de 1990; os amantes da Subaru e Mitsubishi que me perdoem, pois foram também equipas muito marcantes.

A Toyota, quando, em 1988, apostou no Celica GT-Four, deu um passo que mudou para sempre a sua relação com os ralis. A primeira geração do carro, o ST165, estreou-se nesse mesmo ano no Tour de Corse. Foi preciso esperar mais de um ano para a primeira vitória, que aconteceu em 1989, no Rali da Austrália, por Juha Kankkunen. Depois deste triunfo, a Toyota conseguiu mais 29 vitórias com as três versões do Celica, até 1995. Além destas conquistas em ralis, conseguiu quatro títulos de pilotos por Carlos Sainz (1990 e 1992), Juha Kankkunen (1993) e Didier Auriol (1994), assim como o título de construtores de 1993 e 1994.

Carlos Sainz no Rally de Portugal 1992. A versão ST 185 “deu” três titulos de pilotos e dois de construtores à Toyota. http://rallyazores.blogspot.pt
Carlos Sainz no Rally de Portugal 1992. A versão ST 185 “deu” três titulos de pilotos e dois de construtores à Toyota
Fonte: rallyazores.blogspot.pt

Em 1996, a equipa nipónica foi impedida de correr, por ter sido apanhada com um restritor de ar não permitido no Rali da Catalunha de 1995. Na temporada de 1997, no Rali da Finlândia, a Toyota voltou ao Mundial, entretanto denominado WRC, com o Corolla WRC.

Este carro não teve tanto sucesso como os anteriores mas, ainda assim, venceu mais quatro ralis até à retirada e o título de construtores de 1999, o último ano em que a Toyota correu de forma oficial no WRC, pois abandonou a modalidade nessa altura para apostar na Fórmula 1.

Matos Chaves no Rali de Portugal de 1999 http://ralifoto.blogspot.pt
Matos Chaves no Rali de Portugal de 1999
Fonte: ralifoto.blogspot.pt

Também em Portugal a Toyota esteve presente nos ralis. A marca nipónica foi campeã, e falando apenas nestes dois modelos, em 1992, com Joaquim Santos, e em 1999 e 2000, quando Pedro Matos Chaves venceu já com o Corolla WRC.

Também Rui Madeira correu pela Toyota, em 1996 e 1998, fazendo algumas rondas do WRC.

Que seja um regresso forte da Toyota, e que seja apenas mais uma das muitas equipas cujo regresso seria fantástico. É aquilo que todos os amantes dos ralis desejam.

Subscreve!

Artigos Populares

Conclusão da World Series e de mais uma época na MLB | Basebol

Os Dodgers e os Blue Jays acabaram de disputar...

Luis Díaz deixa Achraf Hakimi em lágrimas e é expulso depois de entrada violenta

Luis Díaz foi expulso no final da primeira parte do encontro entre o Bayern Munique e o PSG, relativo à Champions League.

Dusan Vlahovic não perdoa e Juventus empata contra o Sporting

Dusan Vlahovic empatou o marcador do encontro entre a Juventus e o Sporting, válida pela quarta jornada da Champions League.

Alejandro Grimaldo e Kasper Hjulmand fazem a antevisão do Benfica x Bayer Leverkusen: «Mourinho um dos melhores treinadores da história do futebol e as...

Alejandro Grimaldo e Kasper Hjulmand marcaram presença na sala de imprensa do Estádio da Luz para anteverem o Benfica x Bayer Leverkusen.

PUB

Mais Artigos Populares

Maxi Araújo faz o 1-0 para o Sporting frente à Juventus na Champions League

Maxi Araújo abriu o ativo no Juventus x Sporting da quarta jornada da Champions League. O lateral uruguaio marcou aos 12 minutos.

Al Ittihad de Sérgio Conceição vence para a Champions League Asiática

O Al Ittihad recebeu e venceu o Al Sharjah por três bolas a zero, em jogo da quarta jornada da Champions League Asiática.

Torreense vence e agarra segundo lugar da Segunda Liga e Académico Viseu arranca reviravolta com dez jogadores frente ao Lusitânia Lourosa

O Torreense recebeu e bateu o Felgueiras por 2-0, na décima jornada da Segunda Liga. Já o Académico Viseu venceu o Lusitânia Lourosa por 3-2.