Está aí a época de inverno com os olhos postos nas Olimpíadas

Por José Baptista Outubro 24, 2017, em Desportos de Inverno

Está aí a época de inverno com os olhos postos nas Olimpíadas

Cabeçalho modalidadesCom o chegar do inverno, principia-se a época dos desportos de inverno e esta temporada 2017/2018 tem um gosto especial, já que é o culminar do ciclo olímpico. Após quatro anos de trabalho e preparação, de 8 a 25 de fevereiro os melhores da atualidade rumam a Pyeongchang, na Coreia do Sul, para disputarem o mais ambicionado título desportivo. Em jogo estarão 102 medalhas de ouro, divididas por 15 disciplinas.

As Olimpíadas são o expoente máximo da competição desportiva e inspiram todos os que se dedicam ao desporto. Para uns, é o momento em que se define o legado que deixam da sua carreira e passam quatro anos a preparar-se para se apresentarem ao mais alto nível. Para outros, só a participação já o cumprir de um objetivo de vida. Por esta importância que os Jogos têm, as Federações ajustam o seu calendário para se adaptarem a essa realidade.

A maior parte das disciplinas são da responsabilidade da Federação Internacional de Ski (FIS) e o padrão é o de organizar a maioria das provas das Taças do Mundo antes das Olimpíadas, fazendo uma pausa para estas e retomando depois a competição com um pequeno número de etapas para findar a competição em março.

Algo semelhante acontece na patinagem de velocidade, a disciplina que mais medalhas atribui. Também aqui grande parte das provas da Taça do Mundo são disputados no período de preparação para os Jogos, sendo organizado de tal forma que ficam reservadas para depois apenas a última etapa da Taça do Mundo e os Campeonatos do Mundo.

No entanto, a grande polémica dos Jogos deste ano prende-se com o Hóquei no Gelo. Nesta modalidade em que o Canadá tem dominado as últimas edições, ganhando as últimas duas competições masculinas e as quatro mais recentes femininas, o lado feminino deverá providenciar uma interessante disputa entre Canadá e Estados Unidos. Nesta vertente, em que os Campeonatos do Mundo não são organizados nos anos Olímpicos, os EUA venceram a seleção do Canadá na final dos últimos três Mundiais e quererão levar agora também o ouro olímpico.

Os craques da NHL ficam de fora de Pyeongchang 2018 Fonte: Pittsburg Penguins

Os craques da NHL ficam de fora de Pyeongchang 2018
Fonte: Pittsburg Penguins

Já no lado masculino, a prova ganhou todo um novo grau de imprevisibilidade porque a NHL, a liga conjunta de Canadá e EUA, não só não vai parar para os Jogos Olímpicos, como proibiu os atletas que nela competem de participar. Esta decisão muda o figurino e dá outro favoritismo a equipas menos dependentes dos atletas da NHL. Uma tomada de posição deste género reflete bem a forma como o desporto é visto nos Estados Unidos, em que há primazia para as competições nacionais e de clubes, mas também uma grande aposta e confiança nos atletas que não se encontram no escalão mais alto do desporto, especialmente através da influência do desporto universitário.

A situação do hóquei no gelo é uma exceção que tira alguma espetacularidade aos Jogos, já que este é um dos desportos de inverno com mais apreciadores em todo o mundo e as grandes estrelas vão estar em falta. Ainda assim, não faltarão motivos de interesse e nas outras modalidades veremos que esse será o objetivo primordial da época e o que se encontra na altura do clímax da temporada desportiva, não deixando de haver no período pós-Olímpiadas ainda mais um mês de competição para aqueles que não corresponderam salvarem a época ou para os campeões confirmarem um ano de glória.

Foto de Capa: FIS

 

José Baptista
O José tem 23 anos e é de Direito. Adora escrever e, para ele, o desporto deve ser em quantidade e em variedade. O Ciclismo é a sua grande paixão e em 2015 redescobriu o Wrestling.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
José Baptista

Últimos Artigos por José Baptista (ver todos)

Comentários

Por José Baptista Outubro 24, 2017, em Desportos de Inverno

Figura e Fora-de-Jogo da Semana

13/11/2017

Jorge Faria de Sousa

Redator

Eric Dier

O defesa inglês é hoje uma das estrelas do futebol britânico e estreou-se enquanto capitão da seleção inglesa no passado fim de semana.

Presidente Câmara Oliveira do Hospital

Criticou a FPF, alegando que o distrito de Coimbra foi esquecido nestes jogos particulares. Espera-se que no futuro próximo, a FPF possa levar o futebol solidário ao distrito de Coimbra.