Os representantes desconhecidos pela maioria

    Cabeçalho modalidades O meu artigo desta semana visa falar sobre os dois árbitros que vão estar presentes na fase de elite da UEFA Futsal Cup, Eduardo Coelho e Miguel Castilho.

    Se o nome do primeiro já é um habitué nestas andanças, o nome de Miguel Castilho aparece como uma bela novidade para todos nós. Porque é sinal que a qualidade dos nossos árbitros é reconhecida em termos internacionais, e que por vezes todo o burburinho que surge em torno de uma alegada má decisão da terceira equipa não é justificado. E agora refiro-me a todas as modalidades, pois alguns intervenientes adoram justificar os seus falhanços com eventuais erros dos árbitros. Em algumas situações têm toda a razão, mas é necessário perceber que os homens do apito são seres humanos, como todos nós, e não estão, por isso, isentos de erros.

    Com isto quero dizer que, olhando para todo o mundo, os árbitros portugueses são dos que menos erram, e devemos por isso sentir orgulho pela sua nomeação para jogos desta importância a nível europeu. Como se sabe, cada conjunto de árbitros é enviado para um determinado país onde se discute um grupo desta fase da UEFA Futsal Cup, tendo Eduardo Coelho sido nomeado para apitar na Croácia e Miguel Castilho nomeado para estar na Eslovénia.

    O árbitro Eduardo Coelho tem um currículo bastante recheado Fonte: FPF
    O árbitro Eduardo Coelho tem um currículo bastante recheado
    Fonte: FPF

    É certo que temos sido muito bem representados pelo árbitro da AF Aveiro que, ao longo destes últimos tempos, tem sido presença assídua em alguns jogos importantes não só a nível nacional como também europeu ou mesmo mundial (de lembrar que Eduardo Coelho já esteve presente na final da Liga dos Campeões de futsal em 2013/2014, também já foi chamado para dois campeonatos do mundo, em 2012 e 2016 e três Europeus- 2012, 2014 e 2016) tem, como se pode comprovar, um currículo bem completo no que concerne aos grandes palcos, e agora tem um compatriota oriundo da AF Lisboa, depois de recentemente termos também Nuno Bogalho da AF Coimbra em algumas competições de relevo.

    É certo que não é possível prever se Miguel Castilho irá conseguir sequer aproximar-se do estatuto do aveirense, ou se foi apenas uma chamada sem continuidade, mas é sinal de que a UEFA está atenta aos nossos árbitros e às suas prestações, e que estes prémios atribuídos aos árbitros portugueses é um atestado de que os nossos representantes não são assim tão maus como alguns os pintam…

    Texto revisto por: Carlos Valente
    Foto de capa: Futsal Global

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Treinador do Galatasaray confirma interesse em jogador do Benfica

    O Galatasaray está interessado em contratar Rafa Silva ao...

    Mourinhos vs. Guardiolas T5/EP1: A polémica com Orkun Kokçu

    MOURINHOS VS. GUARDIOLAS, O TEU PODCAST DE ANÁLISE DOS...

    NASCAR para aprendizes: Para a esquerda e para a direita

    Apesar de a história colocar os campeonatos de NASCAR...

    Gabri Veiga vai estar nos Balaídos este fim de semana

    Gabri Veiga deixou o Celta de Vigo para assinar...
    Eduardo Nunes
    Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
    Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.