CDUL XX – Até ao último minuto!

Por Ana Cristina Silvério Maio 15, 2017, em Rugby

CDUL XX – Até ao último minuto!

Cabeçalho modalidadesEstá encontrado o novo campeão nacional, sucessor do GD Direito: o CDUL conquistou o seu vigésimo título da Divisão de Honra. A Agronomia esteve quase sempre na frente do marcador, mas um ensaio no último minuto de jogo através de Jorge Abecassis – o homem do jogo, com vinte pontos marcados! – colocou um ponto final no sonho agrónomo.

A equipa: Não foi a época perfeita mas, duas épocas depois, o CDUL voltou a vencer o campeonato. Depois de derrotar o CR Técnico e o GD Direito a caminho da final, os homens de Jack Farrer não vacilaram e, após uma final muito disputada no Jamor, atingiram as duas dezenas de campeonatos nacionais no seu palmarés.

A surpresa: Vencedora da Supertaça de Portugal e ainda com hipótese de vencer a Taça de Portugal (irá disputar a final com o GD Cascais), a Agronomia esteve muito próxima de conquistar o seu segundo Campeonato Nacional, não fosse o ensaio do CDUL no último minuto de jogo. Ainda assim, os Agrónomos foram justos finalistas (terminaram a Fase Regular na primeira posição) e têm motivos para estar satisfeitos.

A Agronomia ainda pode juntar a Taça de Portugal à Supertaça Fonte: José Vergueiro

A Agronomia ainda pode juntar a Taça de Portugal à Supertaça
Fonte: José Vergueiro

A desilusão: Depois de uma época de sonho – com a conquista de Supertaça de Portugal, Taça de Portugal, Campeonato Nacional e Taça Ibérica – 2016/2017 assemelhou-se a um verdadeiro pesadelo para o GD Direito. Depois de perder a Supertaça para a Agronomia, ser eliminado precocemente na Taça de Portugal e perder o título ibérico, os Advogados não conseguiram fazer frente ao CDUL e ficaram-se pelas meias-finais do campeonato.

O jogador: Aos 31 anos, o médio de formação do CDUL e da Selecção Nacional Francisco Pinto de Magalhães mostra estar no auge da sua carreira. Com rapidez, bom passe e bom jogo ao pé, aliados à assertividade necessária para desempenhar as funções de um bom número 9, o médio de formação foi peça-chave para o CDUL voltar a ser campeão nacional.

Excelente época do nº9 azul Fonte: Luís Cabelo

Excelente época do n.º 9 azul
Fonte: Luís Cabelo

O árbitro: O árbitro internacional Paulo Duarte estreou-se em 2017 como árbitro principal em jogos do Circuito Mundial de Sevens, mostrando que o céu é mesmo o limite. Por cá, somou decisões acertadas e exibições sólidas, o que o levou a arbitrar a final do campeonato no Jamor.

Foto de Capa: Miguel Rodrigues

Ana Cristina Silvério
A Ana Cristina é uma apaixonada pelo mundo do desporto. Do futebol ao Rugby, passando pelo ténis e pelo surf, gosta de assistir a quase todo o tipo de desportos, mas confessa que lhe dá um prazer especial que os atletas enverguem um leão rampante na camisola.                                                                                                                                                 A Ana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Comentários

Por Ana Cristina Silvério Maio 15, 2017, em Rugby

Figura e Fora-de-Jogo da Semana

19/11/2017

Francisco Sampaio

Redator

Francisca Jorge e Miguel Oliveira

A tenista de 17 anos tornou-se campeã nacional absoluta na vertente de singulares e de pares; o motociclista, aos 22 anos, venceu as últimas três provas do Mundial de Moto 2.

Seleção Italiana

60 anos depois a Itália está fora de um Campeonato Mundial de Futebol. Gian Piero Ventura tomou opções duvidosas e foi afastado do cargo de selecionador. O mundo do futebol chorou com Gianluigi Buffon.