Campeonato Nacional Absoluto 2017: João Sousa e Francisca Jorge no Topo do Ténis Português

Por Francisco Sampaio Novembro 13, 2017, em Ténis

Campeonato Nacional Absoluto 2017: João Sousa e Francisca Jorge no Topo do Ténis Português

Cabeçalho modalidadesFoi nos courts de terra batida da Beloura Tennis Academy, em Sintra, que entre os dias 5 e 12 de novembro se disputou o Campeonato Nacional Absoluto 2017 de ténis. Se na competição feminina as notas de destaque foram para a ausência da melhor tenista portuguesa da atualidade, Michelle Larcher de Brito, e da atual número um do ranking nacional, Rita Vilaça, no torneio masculino a principal novidade foi a presença de João Sousa. Do lado das ausências contaram-se nomes sonantes no panorama tenístico nacional, como Gastão Elias, Pedro Sousa e João Domingues.

Na vertente feminina, sem Michelle Brito em competição, a luta parecia destinada a ser a três, entre Inês Murta, Maria João Koehler e Francisca Jorge. De entre elas a primeira a cair foi, precisamente, a primeira cabeça de série! Nos quartos de final, e frente a Maria Inês Fonte, Inês Murta acabaria por ser copiosamente derrotada (ainda que num encontro com algum equilíbrio na disputa dos pontos) por 6-1 e 6-2. Dois meses depois de se ter sagrado campeã nacional de sub-16, Maria Inês Fonte deixou bem claro que há futuro no ténis feminino em Portugal.

Na final encontraram-se a experiência de Maria João Koehler (hexacampeã nacional) e a irreverência de Francisca Jorge que, depois de se sagrar campeã nacional de sub-18, jogaria pela primeira vez a final de um Campeonato Nacional Absoluto. Dentro de campo Francisca Jorge, número quatro nacional, foi quase sempre mais forte, mais consistente no fundo do court e com maior variação do seu jogo, e acabaria por vencer Maria João Koehler por 7-6(2) e 6-2. Aos 17 anos de idade a tenista de Guimarães conquistou o Campeonato Nacional Absoluto pela primeira vez, e logo em dose dupla, depois de já ter também vencido na variante de pares (juntamente com Maria Inês Fonte).

Aos 17 anos Francisca Jorge estreou-se a vencer no Campeonato Nacional Absoluto  Fonte: Federação Portuguesa de Ténis

Aos 17 anos Francisca Jorge estreou-se a vencer no Campeonato Nacional Absoluto
Fonte: Federação Portuguesa de Ténis

Na vertente masculina João Sousa era o cabeça de cartaz e, em condições normais, a concorrência parecia não ter argumentos para fazer tremer o vimaranense. A verdade é que o “Conquistador” foi mostrando solidez ao longo da semana e, como tal, acabou por não se estranhar que este chegasse à final após deixar pelo caminho, na meia-final, Fred Gil por 6-1 e 6-4. Como opositor João Sousa teve o jovem Daniel Rodrigues que, com apenas 17 anos de idade, levou de vencida Bernardo Saraiva e José Ricardo Nunes antes de marcar encontro com o melhor tenista português de todos os tempos na final.

Naquele que era, provavelmente, o encontro mais aguardado da semana, João Sousa não vacilou e, fazendo uso do seu serviço como arma (sobretudo pela consistência do mesmo), colocou sempre grandes dificuldades ao jovem tenista madeirense. Se nos momentos iniciais o encontro ainda conheceu algum equilíbrio, a partir do final do primeiro set a motivação de João Sousa foi crescendo e, por outro lado, Daniel Rodrigues começou a acusar o cansaço. Resultado final: 6-3 e 6-1 para o “Conquistador” que, assim, conquistou o Campeonato Nacional Absoluto pela primeira vez na sua carreira.

João Sousa conquistou, pela primeira vez na carreira, o Campeonato Nacional Absoluto  Fonte: Federação Portuguesa de Ténis

João Sousa conquistou, pela primeira vez na carreira, o Campeonato Nacional Absoluto
Fonte: Federação Portuguesa de Ténis

Campeões nacionais absolutos de 2017:
- Singulares Femininos: Francisca Jorge;
- Pares Femininos: Francisca Jorge e Maria Inês Fonte;
- Singulares Masculinos: João Sousa;
- Pares Masculinos: Nuno Deus e Bernardo Saraiva;
- Pares Mistos: Cláudia Gaspar e José Ricardo Nunes.

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Ténis

francisco-sampaio
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Comentários

Por Francisco Sampaio Novembro 13, 2017, em Ténis

Figura e Fora-de-Jogo da Semana

13/11/2017

Jorge Faria de Sousa

Redator

Eric Dier

O defesa inglês é hoje uma das estrelas do futebol britânico e estreou-se enquanto capitão da seleção inglesa no passado fim de semana.

Presidente Câmara Oliveira do Hospital

Criticou a FPF, alegando que o distrito de Coimbra foi esquecido nestes jogos particulares. Espera-se que no futuro próximo, a FPF possa levar o futebol solidário ao distrito de Coimbra.