Lisboa Belém Open: O torneio que Oscar Otte jamais esquecerá!

Por Francisco Sampaio Junho 18, 2017, em Ténis

Lisboa Belém Open: O torneio que Oscar Otte jamais esquecerá!

Cabeçalho modalidadesRealizou-se entre os dias 10 e 18 de junho de 2017, no Club Internacional de Foot-Ball (CIF), em Lisboa, o Lisboa Belém Open. O torneio que marcou o regresso do circuito Challenger ATP a Portugal distribuiu 43 mil euros em prémios monetários e contou, no seu elenco, com nomes como os de Damir Dzumhur, Adam Pavlasek, Taro Daniel, Santiago Giraldo, Gastão Elias, Roberto Carballes Baena, Pedro Sousa e Rubén Ramírez entre os cabeças de série.

Para os portugueses e, em particular, para Gastão Elias, o torneio deixará poucas recordações. O tenista da Lourinhã foi eliminado logo na primeira ronda pelo belga Joris De Loore (número 201 do ranking ATP) em apenas dois sets num encontro em que, segundo o português, este se sentiu “num encontro de um sub-14 contra um homem”. Já o percurso de Pedro Sousa foi um pouco mais risonho, com o tenista lisboeta a ser eliminado apenas nos quartos de final do torneio, numa dura batalha em três sets, pelo jovem italiano Gianluigi Quinzi.

Na final do Lisboa Belém Open apresentou-se, de um lado do court, o menos cotado Oscar Otte, tenista que ocupa o 215º lugar do ranking ATP. No caminho para a final o alemão deixou pelo caminho Ricardo Ojeda Lara, Roberto Carballes Baena (sexto cabeça de série), Daniel Muñoz de la Nava e, na meia-final, Attila Balazs num encontro que, pesa embora tenha tido apenas 1h22m de duração, foi marcado por temperaturas pouco próprias para a prática desportiva, com o termómetro a atingir os 40ºC em alguns momentos. Do outro lado da rede encontrava-se Taro Daniel, terceiro cabeça de séria do Lisboa Belém Open e tenista que ocupa atualmente o lugar 93 do ranking ATP. O tenista japonês parece dar-se bem por terras lusitanas depois de em 2013 ter vencido o Porto Open e de este ano já ter atingido os quartos de final do Millennium Estoril Open e, no caminho para a final, bateu na meia-final (igualmente marcada por um calor abrasador) o italiano Gianluigi Quinzi.

Taro Daniel não conseguiu vencer em Lisboa Fonte: Lisboa Belém Open

Taro Daniel não conseguiu vencer em Lisboa
Fonte: Lisboa Belém Open

Na final disputada hoje Taro Daniel até começou melhor, vencendo o primeiro set por 4-6. Porém, daí em diante tudo mudou e Otte foi dominador no segundo set, que venceu por claros 6-1. No set decisivo o alemão não tremeu nos momentos mais importantes, salvou três break points no quarto jogo, e selou a vitória por 6-3. Depois de em abril ter sido derrotado por Janko Tipsarevic na final do Challenger de Quingdao, foi agora a vez de o Oscar Otte vencer, pela primeira vez na sua carreira, um título Challenger ATP numa cidade e num torneio que o alemão certamente jamais esquecerá.

Com esta vitória, e depois de há nove meses atrás ter estado fora do top-600 mundial Otte, gigante alemão de 1,96m., entra no top-200 do ranking ATP e, aos 23 anos de idade, parece finalmente ter dado um salto qualitativo no seu ténis que lhe poderá, no futuro, fazer aspirar à conquista de mais títulos no circuito Challenger. Com esta vitória Otte junta-se a Ruan Roelofse e Christopher Rungkat na lista de vencedores da primeira edição do Lisboa Belém Open que ontem, na final da vertente de pares, derrotaram a dupla portuguesa composta por Fred Gil e Gonçalo Oliveira (7-6 [9-7] e 6-1).

Foto de Capa:  Lisboa Belém Open

francisco-sampaio
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
francisco-sampaio

Últimos Artigos por Francisco Sampaio (ver todos)

Comentários

Por Francisco Sampaio Junho 18, 2017, em Ténis

Figura e Fora-de-Jogo da Semana

13/08/2017

Nélson Mota

Redator

Real Madrid CF

Os merengues deixam bem encaminhado o jogo para a segunda mão da Supertaça Espanhola. A equipa de Zidane parece vir a superiorizar-se ao Barcelona quebrando a sua hegemonia em Espanha e na Europa.

Cristiano Ronaldo

El Clássico não é El Clássico se não houver polémica. Desta vez CR7 esteve no centro de toda a polémica. Foi expulso e, de cabeça perdida, deu um empurrão ao árbitro e sofreu um castigo de 5 jogos.