Os dados estão lançados, venha daí Roland Garros!

    Cabeçalho modalidadesO Masters 1000 de Roma já é, tradicionalmente, o torneio das surpresas na preparação para Roland Garros. Este ano não fugiu à regra, e foi o jovem alemão Alexander Zverev, de apenas 19 anos, que bateu toda a concorrência e levantou o troféu no Foro Italico. Nas senhoras, como já era de prever, surpresa foi a palavra de ordem da competição e na grande Final, foi a ucraniana Elina Svitolina quem levou a melhor entre as oponentes, e venceu a prova.

    Começando exatamente por elas, e pela metade do quadro da competição, apenas Simona Halep cumpriu com o que era esperado e avançou até às meias-finais tendo tido de sofrer apenas frente à russa 12ª Cabeça-de-série Anastasia Pavlyuchenkova, que obrigou a romena a disputar 3 sets (Halep d. Pavlyuchenkova 6/1; 4/6; 6/0). Depois disso, Halep confirmou o seu bom momento de forma ao alcançar facilmente a Final, batendo Anett Kontaveit – a atleta estonina que eliminou de forma humilhante a número 1 mundial Angelique Kerber pelos expressivos 6/4 e 6/0. Também Maria Sharapova desiludiu e desistiu do seu compromisso frente à veterana Mirjana Lucic-Baroni quando perdia por 2/1 no 3º set.

    Halep iria encontrar na Final Elina Svitolina, 8ª Cabeça-de-Séria da prova romana. A ucraniana teve de suar bastante mais ao longo do seu percurso até à derradeira partida, e protagonizou nos oitavos-de-final aquele que eu designaria como jogo mais estranho de toda a época e, por sinal, simbólico daquela que tem sido a época no circuito feminino: ao defrontar uma Mona Barthel que vinha de uma excelente conquista em Praga, a ucraniana cedeu a primeira partida por 6/3 quando, quase de forma inexplicável, a alemã “adormece” permitindo que Svitolina vire a partida a seu favor vencendo os dois sets seguintes por duplo 6/0. Depois dessa proeza a ucraniana foi somando vitórias e ao encontrar Muguruza nas meias-finais, quase não chegou a aquecer devido à desistência da espanhola logo no 5º jogo do primeiro set.

    Fonte: Elina Svitolina
    Fonte: Elina Svitolina

    No derradeiro encontro, não houve facilidades para nenhuma das duas jogadoras e foi até a romena Halep que entrou melhor, levando de vencida o primeiro set por 6/4. Aí, Elina Svitolina viu-se obrigada a jogar o seu melhor ténis e, num set com vários pontos espetaculares e de belo efeito, a ucraniana conseguiu fazer o break decisivo no último jogo dessa partida, vencendo-a por 7/5. Na “negra” foi por pouco que Simona Halep escapou ao “pneu”, tendo apenas conquistado o único jogo do set quando perdia já por 5/0, pouco antes de a ucraniana comemorar a excelente semana que fez com o troféu de vencedora nas mãos partindo assim para Paris com a sensação de que pode surpreender em Roland Garros.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Henrique Carrilho
    Henrique Carrilhohttp://www.bolanarede.pt
    Estudante de Economia em Aarhus, Dinamarca e apaixonado pelo desporto de competição, é fervoroso adepto da Académica de Coimbra mas foi a jogar ténis que teve mais sucesso enquanto jogador.                                                                                                                                                 O Henrique escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.