Taça Davis: Conseguirá Portugal finalmente atingir o grupo mundial?

Por Manuel Traquete Abril 17, 2017, em Ténis

Taça Davis: Conseguirá Portugal finalmente atingir o grupo mundial?

Cabeçalho modalidadesCom a vitória sobre a Ucrânia na semana passada em Lisboa, Portugal vai ter pela segunda vez na sua história a hipótese de atingir o grupo mundial da maior competição de nações do ténis. Em 1994, João Cunha e Silva, Nuno Marques e Emanuel Couto infelizmente não conseguiram ultrapassar a Croácia de Goran Ivanisevic; 23 anos depois é a vez de João Sousa e Gastão Elias tentarem escrever uma página histórica do ténis português, contra uma Alemanha liderada por Philipp Kohlschreiber e Alexander Zverev.

Não restam dúvidas de que o ténis português está mais forte que nunca, com dois jogadores de nível ATP, mas ainda assim Portugal corre claramente por fora nesta eliminatória. A Alemanha pode não ter nenhum jogador de top 10 mundial, mas Kohlschreiber tem sido uma constante no top 20/25 há quase uma década e Zverev é uma das maiores promessas do circuito e pode bem ser top 10 quando a eliminatória se disputar em Setembro. A vantagem casa de Portugal é também mitigada pelo facto de que os jogadores alemães são fortes em qualquer superfície. Qualquer que seja a superfície escolhida por Portugal, a Alemanha terá os dois melhores jogadores na eliminatória assumindo que ambas as equipas se podem apresentar na máxima força.

Mas a verdade é que ainda é muito cedo para especular sobre esta eliminatória, que só se jogará a meio de Setembro. Muito pode acontecer até lá para mudar as perspectivas das duas nações. Independentemente do que aconteça, não restam duvidas de que o ténis português nunca foi tão forte como agora e, seja este ano ou não, a subida ao grupo mundial parece ser apenas uma questão de tempo.

Foto de capa: João Sousa

manuel traquete
O Manuel é um apaixonado pelo desporto, mas especialmente futebol e ténis. Desde criança que segue ambas as modalidades de forma religiosa.                                                                                                                                                 O Manuel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Comentários

Por Manuel Traquete Abril 17, 2017, em Ténis

Figura e Fora-de-Jogo da Semana

13/08/2017

Nélson Mota

Redator

Real Madrid CF

Os merengues deixam bem encaminhado o jogo para a segunda mão da Supertaça Espanhola. A equipa de Zidane parece vir a superiorizar-se ao Barcelona quebrando a sua hegemonia em Espanha e na Europa.

Cristiano Ronaldo

El Clássico não é El Clássico se não houver polémica. Desta vez CR7 esteve no centro de toda a polémica. Foi expulso e, de cabeça perdida, deu um empurrão ao árbitro e sofreu um castigo de 5 jogos.