Challenge Cup: Aprender com os erros

    cab Volei

    Uma hora e três minutos foi o tempo que o sonho benfiquista de conquistar a Challenge Cup durou.

    Na Luz, era preciso um Benfica que se transcendesse para dar a volta à desvantagem de 3-1 vinda da Sérvia. No país balcânico, o Vojvodina tinha sido mais forte. O Benfica foi sempre uma equipa a correr atrás do prejuízo, só conseguindo equilibrar a partida no único set que ganhou. De resto, os sérvios provaram ser mais fortes.

    Agora, num Pavilhão da Luz bastante composto, o Benfica tinha de entrar a ganhar. Vencer o primeiro set era obrigatório para continuar a sonhar. Os encarnados teriam de ganhar por 3-0 ou por 3-1 para empatarem a eliminatória e tentarem vencer a prova. Já o Vojvodina precisava apenas de vencer dois sets para se sagrar vencedor da Challenge Cup.

    O primeiro set acabou por ser muito equilibrado. Os sérvios iam à frente no marcador, mas sempre por um ponto ou dois de vantagem. O Benfica voltava a correr atrás do prejuízo, mas ficava no ar a ideia de que era possível vencer este set e dar a volta a eliminatória. Os benfiquistas sonharam ainda mais quando o Benfica conseguiu dar a volta e chegar aos 24-23 depois de estar a perder por 20-23. Mas quando parecia que o Benfica tinha tudo para vencer o primeiro set, a equipa encarnada voltou a cometer os mesmos erros do início da partida, muitas falhas no serviço, o que permitiu aos sérvios dar a volta e vencer por 26-24. Com tudo na mão, o Benfica deixava escapar o primeiro set e bastava perder o segundo para ver o título fugir.

    Talvez por ter deixado escapar assim o primeiro set, o Benfica entrou desorientado no segundo. A equipa demorou a encontrar-se e chegou a ter uma desvantagem de seis pontos. As alterações na equipa foram determinantes para o Benfica recuperar e chegar aos dois pontos de desvantagem. Mas mesmo assim não impediu o Vojvodina de vencer o segundo set por 25-21 e calar o Pavilhão da Luz. O sonho tinha acabado, a Challenge Cup já não escaparia aos sérvios, que foram superiores nos dois jogos. Para o Benfica restava agora lutar pelo orgulho e tentar vencer o jogo, por uma questão de honra.

    Carregado por um pavilhão que nunca deixou de apoiar os jogadores, o Benfica deu a volta ao resultado. Já sem pressão, tudo saiu bem ao Benfica, que venceu os restantes sets por 25-16, 25-23 e 10-15. A equipa encarnada caía com honra, com os adeptos do Benfica a aplaudirem os atletas pelo esforço. O triunfo da equipa sérvia foi justo, pois foram melhores enquanto se jogou a sério. Ao Benfica faltou não cometer tantos erros, principalmente no serviço. Se as coisas tivessem corrido tão bem como correram depois de a eliminatória estar perdida, o Benfica poderia ter saído campeão.

    No entanto, há que dar os parabéns aos atletas do Benfica pelo grande percurso que realizaram na Challenge Cup. Percurso quase imaculado, com apenas uma derrota, na primeira mão da final, honrado a instituição Benfica e o voleibol nacional. Hoje o Benfica é visto de forma diferente no mundo do Voleibol internacional. Aprende-se com os erros e espero que o Benfica tenha aprendido com estes dois jogos. Realçar mais uma vez os adeptos do Benfica, que foram enormes no apoio.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares