As assistências em Portugal em 2015/16

    Cabeçalho Futebol Nacional

    Depois de mais uma temporada desportiva, é tempo de analisar os dados relativos às assistências dos 18 clubes portugueses na época 2015/16, tendo por base os jogos do campeonato e da Taça da Liga.  Nesta análise estão apresentados três variáveis, sendo que a média de espectadores define a classificação final da lista. Além desta estatística, estará também disponível o total de espectadores, bem como a taxa de ocupação do estádio de cada clube.

    Numa visão mais global sobre as assistências nos estádios portugueses, podemos ver que todos os índices demonstram – pela terceira temporada consecutiva – uma clara subida nos valores médios e globais. Como explicação para este aumento podemos enunciar a boa temporada realizada pelos grandes de Lisboa e também pelas políticas acertadas de GD Estoril, FC Arouca e SC Braga (entre outros), que promoveram descontos e até entradas gratuitas em alguns jogos do campeonato.

    Como seria de esperar, o SL Benfica é o clube com maior número de adeptos no seu estádio; seja em média de adeptos por encontro ou na totalidade dos jogos disputados no seu recinto. Em segundo lugar aparece o Sporting CP que veio bater todos os seus recordes de assistência desde que foi inaugurado o novo estádio em 2003. O FC Porto completa o Top 3  no que diz respeito a estes dois pontos, apresentando uma subida em relação à temporada anterior mas longe dos rivais lisboetas.

    Já o clube com maior taxa de ocupação é um verdadeiro “campeão surpresa”. O CS Marítimo conseguiu ultrapassar Sporting e Benfica, 2º e 3º lugares respetivamente, e aparece como o clube com uma maior ocupação do seu recinto. Analisando o porquê desta vitória “inesperada” percebemos que o Estádio do CS Marítimo está em obras e, como tal, a sua ocupação máxima encontra-se provisoriamente reduzida.

    No total, no que diz respeito ao número de espectadores, estão contabilizados 3434200 pessoas, com uma média por jogo de 188626 e uma taxa de ocupação de 45%. Em relação aos últimos anos, pode-se verificar (no quadro em baixo) que há uma clara subida do número de espectadores:

    quadro

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.