Não joga o Matic? Jogo eu…

Por João Rodrigues Janeiro 16, 2014, em SL Benfica

Não joga o Matic? Jogo eu…

Terceiro Anel

Nemanja Matic, internacional sérvio, centro-campista de luxo, uma das grandes figuras do meu Benfica. Futebolista portador de um fantástico sentido posicional, com uma condição física invejável, com uma técnica de fazer inveja a muitos pseudo-craques espalhados por essa Europa fora. Tendo em conta que estamos em Portugal, um país com pouco dinheiro, um país que também se ressente disso no futebol, é natural que Matic tenha saído do maior de Portugal. Neste caso foi para o Chelsea de José Mourinho (que médio que tu passaste a ter, caro Zé), mas em contrapartida rendeu milhões e milhões ao Benfica, não rendeu? Pois, parece que afinal foi vendido pela módica quantia de 25 milhões de euros (eu sei que isto é muito dinheiro para 98% dos portugueses, mas neste caso é mesmo pouco). Caro Luís Filipe Vieira, porque é que vendeste esta pérola sérvia pelo valor que correspondia a metade da cláusula de rescisão? O Benfica está nas lonas? Existe o risco de salários em atraso? A “troika” tem de entrar no nosso clube? Eu por acaso nem sou sócio, mas acho que deves uma explicação, pelo menos, a todos aqueles que pagam quotas.

Eu não critico a venda em si, porque todos os clubes portugueses necessitam de vender. É a lei do mercado, é a lei dos mais fortes e dos mais fracos, é a lei da vida. Mas penso que esta vedeta de leste, que muitas alegrias me deu, valia bem mais. Mas pronto, o Benfica já vendeu muita gente e sempre continuou de pé, por isso há que acreditar e pensar que o Benfica continua a ser o principal favorito a conquistar o campeonato. Quanto a ti, Nemanja Matic, desejo-te toda a sorte do mundo, porque sempre deste tudo enquanto vestiste o manto sagrado, porque era uma delícia ver-te jogar, porque eras um jogador que arrastava todo um estádio contigo, porque marcaste um golo do outro mundo ao FC Porto (então portistas, gostaram do jogo de domingo passado?), porque desbloqueaste a partida frente ao Sporting de Braga, já na presente edição do campeonato; porque senti, principalmente durante o último ano e meio, que tinha um médio de topo a alinhar pelo meu clube.

E agora? Como será? Ainda não me refiz completamente desta perda, portanto não vou fazer aqui nenhuma análise táctica daquilo que será o Benfica, no que resta da temporada. Gostei da vitória de ontem frente ao Leixões, com Jorge Jesus a rodar praticamente toda a equipa, com o Benfica a praticar um futebol seguro, com Djuricic a marcar, com Ivan Cavaleiro a provar que está ali um grande potencial. Porém, e infelizmente, JJ tratou de voltar às declarações infelizes, fazendo chacota da formação do próprio clube onde trabalha, o que a meu ver é muito grave e desnecessário.

Matic

Ainda no dia 15 de Maio de 2013 defrontavas o Chelsea, caro Matic
Fonte: sportsmole.co.uk

Contudo, tenho de confessar que o meu sistema cardiovascular anda a sofrer, e de que maneira, com este mercado de Inverno 2014. Não há dia em que não veja notícias que confirmem as idas de Garay e Rodrigo para o Zenit, de Gaitán para o PSG, de André Gomes para algum clube, a troco de 12 milhões de euros, do roupeiro para o Bétis de Sevilha, da nutricionista para o Celtic de Glasgow, do tratador de relva para o Jardim Botânico de Lisboa. Sim, eu sei que em Janeiro há sempre, por parte da imprensa desportiva portuguesa, um grande alarido em redor do Benfica, mas leiam estas minhas palavras, de um pobre rapaz que não quer enervar-se mais.

Mas atenção: se não joga o Matic, posso jogar eu! Se vão sair mais cinco ou seis futebolistas, eu também posso tentar desenrascar. Senhor Presidente Luís Filipe Vieira, pelo Benfica eu faço tudo. E sendo assim, se se confirmar esta debandada geral, eu sacrifico-me em prol do grupo de trabalho e assumo aqui que estou na disposição de ingressar no plantel. Não tem de gastar dinheiro na minha compra, não tenho de receber salário, contra o Sporting e contra o Porto até me vê a comer relva. Portanto, lanço aqui o repto. Tem aqui um grande talento!

E agora, plantel do Sport Lisboa e Benfica, concentra-te! Ganhem ao Marítimo no próximo domingo, mantenham-se na primeira posição, e dêem umas alegrias aqui ao pessoal. Já eu, vou-me treinando até ao fim do mês, e no dia 1 de Fevereiro já conto estar a trabalhar convosco, caros futuros companheiros de equipa.

joão rodrigues
O João sabe todos os resultados do Benfica em jogos a contar para o campeonato português desde a temporada 1993/1994. Isto quer dizer alguma coisa, não quer?                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Comentários

Por João Rodrigues Janeiro 16, 2014, em SL Benfica

Figura e Fora-de-Jogo da Semana

11/12/2017

Diogo Mota

Redator

Paulo Fonseca

Fantástico, a todos os níveis. Ser apurado num grupo que contava com Man. City e Nápoles, ser a única equipa a derrotar a equipa de Guardiola e juntar a tudo isto um futebol de qualidade, com a humildade de cumprir uma aposta.

José Mourinho

Está ultrapassado e ainda não se apercebeu disso. O futebol pobre não convence nem obtém resultados e junta a isso um mau perder que se vai acentuando, com os alegados confrontos no túnel no último domingo.