E agora, senhor presidente?

    cabeçalho benfica

    Passados seis anos, aconteceu o que nenhum benfiquista esperaria. Jorge Jesus trocou o Benfica pelo seu arquirrival, o Sporting. Rui Vitória foi o nome escolhido para o suceder, e agora que poderemos esperar dele? Benfiquista assumido, Rui Vitória irá sentir o peso do símbolo como Jorge Jesus nunca sentiu e acredito que isso fará alguma diferença. Mas será isso suficiente? Numa altura em que vemos o Sporting a pagar um ordenado de seis milhões de euros ao seu treinador, e o FC do Porto a contratar jogadores a 20 milhões de euros, observamos o Benfica a seguir um caminho que muito se assemelha ao do desinvestimento.

    Será isto estratégia? Se o for, foi escolhida na pior altura possível. Num momento em que vemos o Benfica a crescer, conseguindo patrocinadores milionários, levando cada vez mais longe a sua marca e tendo cada vez mais receitas no seu estádio, uma vez que o número de espectadores aumenta de ano para ano, penso que esta estratégia é algo contraditória à realidade que se vem vivendo. Passadas duas épocas em que as águias conquistaram seis títulos e em que os benfiquistas se habituaram a ganhar, Vieira decide apostar na redução de custos a nível salarial, pois contrata um treinador a quem paga menos de metade do ordenado que pagava a Jorge Jesus (um milhão de euros) e reduz o número de activos.

    Até aqui tudo bem.

    Mas será esta aposta na formação uma boa estratégia agora? Vamos tomar o Sporting como exemplo. Os Leões ganharam dois campeonatos nacionais em 32 anos, e esses dois campeonatos foram conquistados com que tipo de jogadores? Jardel, Ricardo, João Pinto, Beto, Pedro Barbosa, Rui Jorge, Paulo Bento, etc. É certo que alguns foram provenientes das camadas jovens do Sporting, mas quantos deles eram jovens jogadores? A maior parte deles eram já jogadores com calo e conhecedores da realidade do futebol português. Miúdos não ganham campeonatos! Acredito que uma aposta faseada pode ser positiva para o Benfica e mesmo para estes jovens jogadores, mas para essa aposta resultar tem de haver jogadores experientes que os possam “ensinar” as manhas deste nosso campeonato.

    É imprescindível ter jogadores que sintam o peso da camisola e que saibam o que é a mística de um clube, para que possam transmitir isso aos mais novos, mas parece que a política que o senhor Luís Filipe Vieira está a adoptar não tem em conta esse tipo de jogadores. Numa altura que as águias sofreram a perda do melhor treinador a trabalhar em Portugal, era imprescindível a continuidade de Maxi, por exemplo. Não seria preferível oferecer um pouco mais de salário a Maxi Pereira e garantir a sua continuidade?

    Outra facada nos benfiquistas Fonte: Facebook Ser Benfiquista
    Outra facada nos benfiquistas
    Fonte: Facebook Ser Benfiquista

    Assim, o Benfica arrisca-se a perder um dos jogadores mais experientes no nosso campeonato para o Porto. Quem o vai substituir? Um miúdo? Sejamos francos, assim não conquistamos o tri. Rui Vitória fez um excelente trabalho a valorizar jovens no Vitória, mas sejamos honestos: a realidade do Benfica não é a mesma que a do Vitória. Lembram-se de Paulo Fonseca? Lembram-se do seu trabalho no Paços? E o trabalho no Porto? Se queremos continuar a ganhar títulos e a ser competitivos dentro e fora de Portugal temos de INVESTIR! Temos de contratar jogadores já “feitos” e não produtos que ainda estão a ser lapidados. Temos de ter na Luz caviar em vez de tremoços.

    Como já referi, acredito que o Seixal pode ser bastante positivo, mas temos de assegurar jogadores experientes, jogadores que sejam como um “pai” fora de campo e como um “treinador” dentro de campo. De Rui Vitória espera-se um treinador com carácter, sem medo e acima de tudo que arrisque. Estas foram as características que fizeram com que ele chegasse ao Benfica e, se no Guimarães as tinha, no Benfica deve e tem de continuar a tê-las. Este senhor que não se esqueça de que, quando as coisas correrem mal, terá seis milhões de adeptos para o apoiar, mas se não arranjar soluções para os problemas que irão surgir ao longo do campeonato também terá seis milhões de adeptos para o criticar.

    Foto de capa: Facebook do Benfica

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Dinis Mestre
    Dinis Mestrehttp://www.bolanarede.pt
    O Dinis é um apaixonado por desporto. O Futebol e o Downhill são a sua grande paixão. Benfiquista e farense ferrenho, adora debater todos os temas da atualidade desportiva sempre com a maior imparcialidade possível.                                                                                                                                                 O Dinis não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.