Uma nova política

    Nesse período, deu-se sim o início de uma mudança no critério das contratações do clube: colocar um travão nos gastos, menos reforços sonantes e uma maior aposta na juventude. E só para se ter uma ideia dessa aposta, dos jogadores contratados para a equipa principal nos últimos dois anos, Mitroglou é o único contratado com mais de 25 anos.

    Mas vejamos melhor os efeitos do rejuvenescimento do plantel na última época. Ederson, Nelson Semedo, Lindelof, Grimaldo, Zivkovic, Rafa e Franco Cervi: o que têm estes jogadores em comum? Todos eles foram opções regulares no onze inicial da equipa (uns mais que outros) e todos eles tinham no máximo 23 anos (Rafa fez 24 no dia 17 de Maio).

    Mas mesmo assim, a média de idades do plantel principal do Benfica era a quarta mais elevada do último campeonato, muito graças a jogadores como Luisão, Júlio César e Paulo Lopes. Onde é que eu quero chegar com isto? Quero demonstrar que a aposta na juventude levada a cabo pelo nosso clube deve ser bem doseada com a experiência. E nesse aspecto não nos podemos queixar, visto que o plantel do Benfica está repleto de jogadores experientes e/ou conhecedores da casa que servem como referências do clube, que integram, apoiam e orientam os jogadores jovens e recém-chegados ao clube, dentro e fora de campo. Este é um aspecto em que levamos clara vantagem sobre os rivais.

    Chris Willock corresponde ao perfil de jogador que o clube procura Fonte: Sport Lisboa e Benfica
    Chris Willock corresponde ao perfil de jogador que o clube procura
    Fonte: Sport Lisboa e Benfica

    E quanto ao futuro? Neste mercado, o Benfica já vendeu três jogadores que são frutos colhidos da nova política do clube. Há dois anos atrás, ninguém acreditava que Ederson, Nelson Semedo e Lindelof se tornassem jogadores de topo em tão pouco tempo. Agora está na hora de outros jogadores como Bruno Varela, Pedro Pereira, Rúben Dias e Kalaica começarem a seguir as suas pisadas. E quem acha que eles não servem para a equipa, lembre-se que, há dois anos atrás, também ninguém dava nada pelos três jogadores vendidos.

    É esta a nova política do clube, uma política que, por exemplo valeu ao AS Mónaco a conquista da Ligue 1 e a chegada às meias-finais da Champions. Ultimamente, o Sport Lisboa e Benfica tem sido bastante referenciado pela imprensa internacional (que não liga a e-mails e bruxos), pela forma como recuperou a hegemonia do futebol português, mantendo uma equipa forte e competitiva perdendo jogadores influentes ano após ano, apostando sobretudo em jogadores jovens.

    Por isso acho que estamos no caminho certo. Nem todos serão vendidos, alguns serão também as futuras referências do Benfica. Será cada vez menos frequente contratar craques feitos como o Aimar e o Saviola, mas a partir do momento em que um jovem jogador assina contrato com o Sport Lisboa e Benfica, passa a ter tudo para se tornar num craque. Compete aos jogadores trabalharem no duro e aproveitarem as oportunidades para confirmarem o seu potencial.

    artigo revisto por: Ana Ferreira

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tiago Serrano
    Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
    O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.