CS Marítimo: Há 40 anos entre a elite

    Cabeçalho Futebol Nacional

    Foi a 15 de maio de 1977, que se escreveu uma das mais importantes páginas da História do futebol madeirense e do CS Marítimo em especial. Nesse dia o clube do Almirante Reis recebia e goleava o SC Olhanense, por 4-0, num apinhado Estádio dos Barreiros. Pela primeira vez uma equipa de fora do espaço continental conseguia ascender ao mais alto patamar do futebol em Portugal.

    O jogo era referente à 30.ª e derradeira jornada da II Divisão – Zona Sul. O Marítimo discutia com a CUF – hoje Fabril do Barreiro – o título de campeão e o acesso direto à I Divisão. A expectativa era enorme e ao início da tarde já o ‘Caldeirão’ estava lotado. Mas tão grande era a vontade de assistir ao momento histórico, que se tornaram célebres os relatos de adeptos pendurados em ramos de árvores e postes de iluminação, sentados nos muros e na cobertura da bancada central. Cerca de quinze a vinte mil pessoas assistiram nessa tarde à vitória “maritimista” que dava à região o seu primeiro “primodivisionário”.

    maritimo1
    “Caldeirão” lotado de adeptos para assistirem a momento histórico
    Fonte: Facebook de CS Marítimo

    Até aos anos 70, os clubes madeirenses e açorianos estavam privados da participação nos campeonatos nacionais, podendo apenas disputar a Taça de Portugal. E mesmo nessa competição as dificuldades eram incomportáveis. Muitas vezes eram os clubes insulares a suportar por inteiro as deslocações dos adversários e equipas de arbitragem às ilhas. Instrumental na conquista do direito à participação nos nacionais, Artur Agostinho, à data delegado da Associação de Futebol da Madeira, foi um dos nomes mais sonantes a dar a sua voz à causa desportiva insular.

    Naquela tarde de primavera deu-se o culminar da luta. O Marítimo de Quim, Noémio, Eduardo Luís, Humberto Câmara, Arnaldo Carvalho, Eduardinho, Norberto, entre tantos outros, chegava à elite do futebol português. Por toda a ilha, a festa foi digna do feito, tendo o seu epicentro nas ruas do Funchal. Da parte de vários clubes continentais, antigos e futuros adversários, chegaram mensagens de felicitações, bem como de inúmeros sócios, adeptos e simpatizantes dispersos pelo mundo.

    maritimo2
    Toda a população da ilha festejou o título da Segunda Divisão e a consequente subida
    Fonte: Facebook de CS Marítimo

    Entretanto, ainda antes da estreia no principal escalão, o Marítimo sagrar-se-ia campeão da II Divisão, batendo os vencedores das zonas centro e norte, Feirense e Riopele, respetivamente. Nos 40 anos seguintes, o emblema verde-rubro consolidaria o seu lugar entre os grandes, obtendo, até à data, 32 participações consecutivas na Primeira Liga e alcançando, desde os anos 90, oito participações europeias.

    Foto de capa: Facebook de CS Marítimo

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Evanilson suspenso por duas partidas

    Evanilson foi suspenso por dois jogos, por parte do...

    Crystal Palace quer 80 milhões de euros por uma das estrelas

    O Crystal Palace já definiu o preço de Eberechi...

    Andriy Shevchenko instaura detetor de mentiras para árbitros

    Andriy Shevchenko é o atual presidente da Federação Ucraniana...
    Marco António Milho
    Marco António Milhohttp://www.bolanarede.pt
    Nascido no Funchal, licenciou-se em Ciências da Comunicação, antes de passar pela redação do Diário de Notícias da Madeira. Dividido entre a rádio e a escrita, é amante incorrigível do jornalismo, do cinema, da história e do desporto em geral, onde o futebol e o basquetebol ocupam o lugar de destaque.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.