Miguel Cardoso e o 4-2-3-1 do Rio Ave: Uma verdadeira equipa grande

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalJá foi há quatro anos que, no Verão de 2013, Paulo Fonseca chegou ao banco do FC Porto. A mudança sentiu-se desde o primeiro dia, com o técnico a operar uma autêntica revolução no clube, talvez exagerada para uma equipa tricampeã.

Entre várias alterações promovidas, uma mereceu principal destaque: a inversão do triângulo do meio campo. Após vários anos a jogar com um trinco declarado, primeiro Paulo Assunção e, mais tarde, Fernando, Paulo Fonseca juntava agora dois médios defensivos no apoio a um terceiro elemento mais adiantado.

Os resultados não foram os melhores. Paulo Fonseca demitiu-se ainda antes do final da época, numa altura em que o FC Porto ocupava apenas o terceiro lugar, e várias notícias apontaram para o desagrado de jogadores nucleares com as ideias do técnico.  A reputação do 4-2-3-1 ficava manchada, com o sistema a ficar marcado como um dos principais causadores do fracasso.

Quatro anos mais tarde, surge na Liga NOS um treinador que promete recuperar a crença dos adeptos portugueses nas mais valias deste sistema. Miguel Cardoso, ironicamente ex-adjunto de Paulo Fonseca, assume o comando técnico do Rio Ave e faz do “triângulo invertido” uma das suas imagens de marca.

Os resultados do Rio Ave são, por si só, um indicador do êxito da opção até à data. Os vilacondenses ocupam o 6º lugar da competição, tendo à sua frente apenas os “3 grandes”, Braga e Marítimo. Em oito jogos, possuem ainda apenas duas derrotas, uma das quais contra o líder FC Porto, e dois empates, sendo que o primeiro retirou dois pontos ao atual campeão Benfica.

Fonte: Rio Ave FC
Fonte: Rio Ave FC

Ainda assim, não é apenas pelos resultados que se destaca este novo Rio Ave. Miguel Cardoso, no final do jogo com o Setúbal, salientou a necessidade de se avaliar a sua equipa não só pela pontuação alcançada, mas pela qualidade de jogo. E é de facto notável a vontade desta equipa de jogar um futebol positivo.

Nos oito jogos realizados para o campeonato até à data, o Rio Ave teve mais posse de bola em sete. Estes dados ganham ainda mais força se se considerar que a tendência se verificou até nos jogos contra Porto e Benfica, sendo que a exceção foi mesmo o duelo com o Marítimo, onde o Rio Ave atuou com 10 desde o minuto 27.

Contudo, se é verdade que a posse de bola não é necessariamente sinónimo de bom futebol, é por toda a dinâmica que apresenta que o conjunto de Miguel Cardoso impressiona. No seu já referido 4-2-3-1, há claramente três fatores que se destacam: a profundidade oferecida pelos laterais, a qualidade na saída de bola do meio campo e o jogo interior dos alas. E é impossível dissociar cada uma destas qualidades das restantes, uma vez que todas se complementam através da dinâmica conferida ao sistema implementado.

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Álvaro Arbeloa em antevisão ao jogo frente ao Alavés: «Não estou preocupado com o ambiente no estádio»

Álvaro Arbeloa em antevisão ao jogo do Real Madrid frente ao Alavès, falou sobre a falta de títulos dos merengues, a sua relação com os jogadores e o ambiente no estádio.

Ararat-Armenia de Manuel Tulipa venceu o Shirak e isolou-se na liderança do campeonato

O Ararat-Armenia venceu o Shirak por 4-0. A equipa orientada por Manuel Tulipa isolou-se assim na liderança do campeonato da Arménia.

Benfica é a única equipa invicta na Europa agora a par do Ki Klaksvik

O Benfica e o Ki Klaksvik são agora os únicos clubes invictos nas ligas europeias na temporada. O Slavia Praga perdeu a sua primeira partida na liga.

Neymar deixa o campo a coçar os ouvidos, é insultado e revolta-se: «Não há ser humano que aguente»

Na derrota do Santos frente ao Fluminense, Neymar deixou o campo a coçar as orelhas e foi insultado pelo gesto ter sido interpretado de outra forma.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting tem direito a 20% de uma futura mais valia de um dos jogadores em destaque na Europa em 2025/26

Afonso Moreira trocou o Sporting pelo Lyon no mercado de verão, por dois milhões de euros e 20% de uma mais valia.

Sporting e Benfica empatam para a Liga de Hóquei em Patins

O Sporting e o Benfica empataram a duas bolas durante esta segunda-feira, num encontro da 24.ª jornada da Liga de Hóquei em Patins.

João Cancelo pronto para ficar no Barcelona: lateral disposto a fazer esforço importante

João Cancelo quer ficar no Barcelona e está mesmo disposto a baixar consideravelmente o seu salário para manter-se no Camp Nou.