BATE Borisov 0-3 FC Porto: Sem espinhas

    tinta azul em fundo brando pedro nuno silva

    Se pudesse adjectivar este jogo e a fase de grupos realizada pelo Porto, a palavra seria tranquilidade. Ignorando os calafrios normais de um jogo de futebol, o que é certo é que o Porto conseguiu sempre superar as dificuldades, que nunca foram muitas. Só o jogo com o Shaktar Donetsk é que esteve em causa e mesmo nessa partida os dragões mereciam os três pontos. Hoje tratou-se de mais uma vitória anunciada: depois de três goleadas, o BATE Borisov uma vez mais provou que não é equipa com estofo para estas andanças e, mesmo apresentando-se organizado na 1ª parte, nunca conseguiu criar perigo aos dragões.

    O Porto até começou adormecido, com alguma dificuldade nas transições, não conseguindo circular a bola de maneira eficiente. Nesta altura, a sensação era a de que os jogadores estavam simplesmente a deixar o jogo correr, sem grandes ansiedades, sem grandes pressas. A defesa esteve sólida (Marcano e Indi formaram a dupla de centrais) e uma boa organização defensiva por parte de Herrera e Casemiro foram deitando por terra os ataques trapalhões dos bielorussos. No ataque, Oliver perdia algumas bolas e Quaresma e Brahimi, não parecendo inspirados, foram cumprindo, e assim o tempo decorreu até ao final da primeira parte. Sem grande história, sem grandes percalços.

    1
    Tello e Herrera marcaram dois dos golos da vitória portista e festejaram assim no balneário
    Fonte: Página de Facebook de Cristian Tello

    Na segunda parte, o Porto entrou mais esclarecido e por vários momentos sufocou a defesa do BATE Borisov – este ascendente materializou-se no grande golo de Herrera, aos 56 minutos. Nem parece o mesmo o mexicano: está mais confiante e eficiente, não falha tantos passes e pauta melhor os momentos de jogo. É certo que esta partida não é a melhor para avaliar este “novo” Herrera, sendo que só o tempo dirá se o jogador teve evolução ou se foram simplesmente momentos de maior qualidade nas suas inconstantes exibições. Voltando à segunda parte de Borisov, Brahimi subiu de produção e, na direita, com um Quaresma um pouco desinspirado, Danilo deu conta da ala por completo, subindo e descendo com uma facilidade admirável – fez-lhe bem a confiança dada por Dunga.

    Aos 65’, Jackson Martinez concluiu com eficácia uma jogada pela esquerda do ataque portista e trouxe (mais) tranquilidade à equipa portuguesa, e assim já leva 5 golos na fase de grupos. Por sua vez, já com o jogo a terminar, Tello concluiu uma jogada de contra-ataque do Porto – sendo um jogador que precisa de confiança, o golo chega em boa altura, até porque Quaresma está sempre à espreita pela titularidade.

    O Porto terminou o jogo com um score favorável de 3-0, alcançando os 13 pontos na fase de grupos e logrando mais 1 milhão de euros a entrar nos seus cofres (na fase de grupos já contabiliza quase 20M€). Com tranquilidade e sem muita história a contar, os portistas seguem invictos na Liga dos Campeões.

     

    A Figura

    Herrera – Esteve presente nos 3 golos portistas e assinalou uma grande exibição. Bons passes, dribles vistosos e um grande golo foram a marca de Herrera neste jogo, ainda que o mexicano também tenha estado em evidência na maneira como, na segunda parte, conduziu a bola para o ataque.

    O Fora-de-jogo

    Quaresma/Brahimi – Nenhum dos dois esteve mal; foram sempre dando sequência às jogadas de ataque (Quaresma com menos eficácia) mas não se pode dizer que tenham estado tão vistosos como em outras partidas.

    Foto de capa: Página de Facebook do FC Porto

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    João Palhinha: «Em julho recebi uma excelente proposta do West Ham»

    João Palhinha confirmou que recebeu uma proposta do West...

    Tottenham confirma antecipação de jogo na Premier League

    O Tottenham confirmou que o jogo com o Nottingham...

    Pedri regressa aos relvados ao fim de quase um mês

    Pedri está de volta aos treinos do Barcelona. O...

    Benfica perde oficialmente jogador de futsal até ao final da temporada devido a lesão

    O Benfica lançou esta quinta-feira um comunicado. André Sousa,...
    Pedro Nuno Silva
    Pedro Nuno Silva
    Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.