Batalha sintética e gelada

Por Jorge Faria Sousa Dezembro 15, 2017, em Sporting CP

Batalha sintética e gelada

sporting cp cabeçalho 2

Esta época, o Sporting já realizou oito jogos nas competições europeias, tendo defrontado o Steaua de Bucareste, o Olympiacos e duas das melhores equipas da Europa, o Barcelona e a Juventus.

No play-off de acesso da Liga dos Campeões, o Sporting enfrentou os romenos do Steaua de Bucareste, com um nulo em Alvalade e uma goleada por 5-1 na Roménia, os leões carimbaram o passaporte para a fase de grupos. Ditou o sorteio que o Sporting iria fazer parte do grupo D, um grupo verdadeiramente de Liga dos Campeões, com Barcelona, Juventus e Olympiacos. Neste exigente grupo, os leões foram um dos melhores terceiros lugares, tendo confirmado o lugar nos dezasseis avos de final da Liga Europa. Os leões somaram sete pontos na fase de grupos da Liga dos Campeões, mas sobretudo surpreenderam pelo excelente futebol que praticaram, verdadeiras exibições de gala diante da Juventus e Barcelona, tendo vencido por duas vezes o Olympiacos.

Na Liga Europa, o Sporting irá defrontar uma equipa do Cazaquistão, o Astana F.C., clube fundado em 2009, tetracampeão do seu país. Nas competições europeias, o Astana não é um clube com grande tradição. No entanto, esta temporada já realizou doze partidas, seis na qualificação para a Liga dos Campeões e seis na Liga Europa. Na Liga dos Campeões, os cazaques defrontaram o Spartaks da Letónia, os polacos do Legia Varsóvia, sendo depois eliminados pelo Celtic Glasgow.

Calhou ao Sporting o adversário mais distante Fonte: Sporting Clube de Portugal

Calhou ao Sporting o adversário mais distante
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Na fase de grupos da Liga Europa, o sorteio ditou que o Astana viria a disputar o grupo A, composto pelos espanhóis do Villarreal, que venceram o grupo com onze pontos, mais um do que o Astana, tendo ficado de fora das competições os checos do Slavia de Praga e os israelitas do Maccabi Tel Aviv. Na caminhada do Astana na Liga Europa, os cazaques somaram três vitórias, um empate e duas derrotas frente ao vencedor do grupo, o Villarreal.

No que diz respeito às competições nacionais, o Astana lidera a Liga do Cazaquistão e está nos oitavos da Taça. O plantel é liderado pelo búlgaro Stanimir Stoilov, o ex-avançado que passou pelo futebol português entre 1995 e 1997, pelo Campomaiorense. O treinador búlgaro já foi seleccionador do seu país, tendo ainda passado pelo Botev Plovdiv, Anorthosis, Litex Lovech e o Levski Sofia. O Astana é um plantel sem nomes sonantes, tem no entanto nos dianteiros Patrick Twumasi e Junior Kabananga, as suas melhores unidades.

Nesta eliminatória o Sporting é favorito com naturalidade, mas terá de o provar nos 180 minutos. Com a qualidade das exibições realizadas esta época, pela equipa de Jorge Jesus, o Sporting pode efectivamente chegar longe na Liga Europa. Sendo que o principal objectivo é ser campeão nacional.
Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal
jorge-faria-de-sousa
O Jorge é natural da Lourinhã, e trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, e é comentador da Sporting TV, onde participa todas as semanas no programa "Senadores", entre outras participações. Colabora ainda com as páginas Super Sporting e com a Proscout.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
jorge-faria-de-sousa

Últimos Artigos por Jorge Faria Sousa (ver todos)

Comentários

Por Jorge Faria Sousa Dezembro 15, 2017, em Sporting CP

Figura e Fora-de-Jogo da Semana

15/01/2018

Diogo Janeiro Oliveira

Editor

Bas Dost

Mais um hat-trick do avançado holandês, que atingiu os 60 golos em ano e meio no Sporting. Uma verdadeira máquina de fazer golos, o abono de família dos leões.

Real Madrid CF

Derrota em casa frente ao Villarreal e já são dezanove os pontos de distância para o Barcelona. Os merengues estão a fazer um campeonato horrível.