Comunicação no Sporting CP, ou falta dela?

Por Rodrigo Fernandes Outubro 11, 2017, em Sporting CP

Comunicação no Sporting CP, ou falta dela?

Anterior1 de 2Próximo

sporting cp cabeçalho 2Comunicação e Sporting Clube de Portugal, ora aqui estão duas coisas que não combinam. A comunicação é o nosso ponto mais fraco, e falo de todo e qualquer tipo de comunicação que possam pensar.

Comecemos pelo líder da comunicação, Nuno Saraiva. Cada vez que sai um post do Diretor de Comunicação do Sporting, já gelamos a temer qual o disparate que vai aparecer desta vez na página. Pode, e deve, defender o clube, óbvio que sim, mas o que se passa hoje em dia é totalmente ridículo e, em vez de defender o Sporting, está a ridicularizar o mesmo. Já ninguém tem paciência para ler os posts e os comunicados quase diários. A comunicação nas redes sociais do clube falha, falha por excesso e não por escassez. Arrisco mesmo dizer que Nuno Saraiva foi a pior coisa que aconteceu ao Sporting desde de que Bruno de Carvalho chegou à presidência do clube.

Na mais recente Assembleia Geral do clube, na passada sexta-feira, o Presidente Bruno de Carvalho disse aos sócios e adeptos para saírem do Facebook e irem angariar mais sócios para o clube. Apesar de nós podermos fazer este papel, esta não é uma obrigação só nossa. O clube tem de ser capaz de cativar as pessoas a serem sócias, uma comunicação cuidada é capaz de ser uma boa solução. No entanto, não deixa de ser irónico que Bruno de Carvalho nos peça para sair do Facebook, quando o próprio não o conseguiu.

 Entrar em guerras de palavras com outros clubes não nos leva a lado nenhum, ainda há duas épocas vimos os resultados disto. As guerras de palavras devem ser entre os adeptos, nós podemos picar os adversários. Os dirigentes, jogadores, treinadores, não. Estes devem-se focar no seu trabalho, que é fazer o melhor possível pelo clube, e não dizer que o clube adversário X ou Y está em crise ou algo do género. Focarmo-nos em nós e no nosso trabalho é fundamental, os outros que falem sobre si e, se quiserem, sobre nós.

A comunicação dos jogos também é lamentavelmente má. Os jogos de futebol da equipa sénior têm uma comunicação boa, mas se formos a falar de todo o resto… Há jogos que são anunciados pelo clube apenas um ou dois dias antes, o que é totalmente impraticável no mundo em que vivemos hoje. Na sociedade de hoje, a comunicação é feita ao segundo e é preciso que exista uma maior antecedência. Nós, sportinguistas, tal como as outras pessoas, temos vida, temos família. É verdade que a família sportinguista é importante para todos nós, mas é muito complicado dizerem numa segunda-feira à tarde que existe um jogo na quarta-feira seguinte – as pessoas já organizaram a sua vida sem contar com este evento, e poucas a poderão mudar tão em cima da hora. É certo que existe uma agenda no site, mas a mesma muitas vezes está desatualizada e, na minha opinião, algo confusa; mas não deixa de ser um excelente ponto de partida para algo melhor.

As 'saraivadas' estão descredibilizadas. Fonte Nuno Saraiva

As ‘saraivadas’ estão descredibilizadas.
Fonte Nuno Saraiva

Falando das modalidades, que é onde isto acontece com maior frequência, é preciso existir muitas mudanças. Muitos de nós pensámos que com a inauguração do Pavilhão João Rocha algumas coisas iam mudar, mas não, pouco mudou. Além da situação já falada do tardio anúncio dos jogos/venda dos bilhetes, chegamos ao ridículo de num mundo totalmente digital apenas se venderem bilhetes no Estádio… Nem bilhetes à venda no Pavilhão, nem no site do clube. Pior, a Gamebox Modalidades teve das piores promoções de sempre, foi ridículo o que se fez com este produto. Tanto se podia ter feito, mas existiu uma comunicação péssima, com o mesmo problema dos bilhetes – foi anunciado em cima da hora, poucos dias antes do primeiro jogo oficial em casa.

Eu já trabalhei dentro do Sporting, numa área que em nada tinha a ver com a comunicação, apesar de também ter ajudado nesta área dentro da secção. Quando cheguei ao clube, o que me disseram foi: “o nosso objetivo é ser o mais parecido possível com o Futsal, é a única secção do clube que trabalha, nem o Futebol trabalha corretamente”. Dois anos depois desta conversa acredito que pouco tenha mudado.

Anterior1 de 2Próximo
rodrigo fernandes
Há 23 anos que o Rodrigo adora desporto. Este sportinguista vai trazer-nos as novidades sobre os desportos motorizados nacionais e internacionais. E sempre em alta velocidade!                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Comentários

Por Rodrigo Fernandes Outubro 11, 2017, em Sporting CP

Figura e Fora-de-Jogo da Semana

23/10/2017

Eduardo Nunes

Redator

Miguel Oliveira

É impossível não destacar o feito do piloto da KTM, que se estreou a vencer neste fim-de-semana em Moto 2, no GP Austrália.

Manchester United FC

O clube orientado por José Mourinho fez um jogo terrível no terreno do Huddersfield e acabou derrotado por 2-1, num jogo onde os red devils mereceram claramente a derrota.