Comunicação no Sporting CP, ou falta dela?

    Acreditando que o Facebook é o maior elo de ligação entre o clube e os sócios/ adeptos, podemos ver muita separação. Existe a página geral, que fala principalmente do Futebol, o maior motor do clube, por muito que se seja um clube eclético. Depois cada modalidade tem a sua página, o que permite uma maior aproximação à modalidade em questão, mas temos um problema: algumas das páginas não são geridas por pessoas de comunicação, o Sporting entrega estas páginas a adeptos, que fazem o melhor que podem, e que no geral é um bom trabalho, mas longe do que poderia ser.

    Mas não seria melhor juntar todas as modalidades apenas numa página de Facebook? É difícil a uma pessoa seguir todas as páginas existentes das modalidades do clube. Juntar tudo numa única página facilitaria a tarefa de todos os interessados. A dinâmica seria simples: a página teria vários álbuns, cada um referente a uma modalidade, depois cada adepto apenas teria de consultar a modalidade que mais lhe interessa, ou idealmente todas as modalidades. Ainda que não seja neste modelo que disse, existe uma página que faz um excelente trabalho a este nível, o Sporting Fans – Modalidades – uma página de verdadeiros sportinguistas e que faz um trabalho exemplar dentro das suas possibilidades, como se provou com a divulgação da equipa de voleibol feminino.

    SCP voleibol feminino
    As leoas que vão representar o nosso clube
    Fonte: Sporting Fans – Modalidades

    Ora bem, deveria ser obrigação do clube informar os seus adeptos e sócios de cada modalidade que abrir. É ridículo, para não usar outra expressão, que sejam sócios do clube, neste caso pessoas da página Sporting Fans – Modalidades, a anunciar a todos os sportinguistas que o Sporting tem equipa sénior de Voleibol Feminino. Como é que é possível ser criada uma equipa e ninguém saber de nada até ao passado fim de semana? Num clube como o nosso não deveria ser possível, e é muito mau que o clube não comunique com os seus adeptos e sócios coisas importantes, mas existirem os comunicados de treta quase diários.

    O artigo já vai muito longo, mas muito mais poderia ser escrito. Não falei do canal de TV, jornal, site, da falta de uma app que se torne indispensável ao adepto, ou da criação de uma rádio. Se a nível de comunicação ainda juntarmos a Publicidade e o Marketing, então o artigo nunca mais acabava. Existem bons profissionais de comunicação no Sporting, conheço alguns deles, mas muito mais é preciso fazer. É preciso fazer uma comunicação que chegue a todos nós, sportinguistas; uma comunicação que não nos sature e nos permita ter ainda mais orgulho em dizer que somos do Sporting Clube de Portugal.

    Foto de Capa: Nuno Saraiva

    Artigo revisto por: Francisca Carvalho

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rodrigo Fernandes
    Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
    O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.