No melhor pano cai a nódoa

    sporting cp cabeçalho 2

    O Sporting perdeu hoje pela primeira vez em casa no campeonato. Mais uma vez, os “leões” perderam pontos frente a uma equipa bastante fechada, que teve no setor defensivo o seu grande alicerce.

    Os “verde e brancos” perderam pontos sempre da mesma maneira na Liga: frente a Tondela, Boavista, Paços de Ferreira, União da Madeira, Rio Ave, Vitória de Guimarães e Benfica, o Sporting dominou a partida, teve oportunidades de golo mais que suficientes para vencer, mas não o conseguiu. Diria até que a partida com os vilacondenses terá sido a mais repartida destas todas. Frente ao Benfica, o jogo foi muito semelhante ao da Taça de Portugal: o Benfica marcou na primeira oportunidade de golo, por Mitroglou, e depois remeteu-se à defensiva, com um meio campo cerrado, com Samaris e Renato Sanches.

    Sinceramente, esperava mais deste dérbi. Esperava mais de Adrien, ainda que tenha estado limitado durante toda a semana, esperava mais de Bruno César e esperava muito mais de Slimani e Bryan Ruiz. Este último tem sido o melhor jogador do campeonato mas, hoje, esteve horrível na finalização. Também há dias assim…

     O Sporting teve problemas de finalização na noite de ontem… Fonte: Sporting CP
    O Sporting teve problemas de finalização na noite de ontem…
    Fonte: Sporting CP

    Esperava mais da equipa de arbitragem. Não teve influência direta no resultado, é bom que isto fique bem claro. Mas permitiu totalmente o antijogo do Benfica, qual equipa pequena, que trazia duas bolas para campo em cada bola parada, em que metade dos jogadores deitaram-se no chão a queixar-se da humidade (Jonas como protagonista principal). Mas como o antijogo, infelizmente, já não é novidade, penso que o único erro crasso da arbitragem foi a não amostragem do cartão vermelho a Renato Sanches. O jovem médio português fez seis ou sete flatas ao longo de toda a partida e só viu um amarelo numa falta que merecia vermelho direto. Mais uma vez repito: o árbitro não teve influência direta no resultado, o seu erro foi não ter retirado Renato Sanches do campo.

    Sinceramente, não esperava mais nem do Benfica nem de Rui Vitória. Os “encarnados” continuam a jogar com dois laterais sofríveis (é medonho pensar que Eliseu tem lugar garantido no Europeu), e Rui Vitória continua sem um plano de jogo com cabeça, tronco e membros para este tipo de jogos. Desta vez safou-se porque Bryan Ruiz teve os pés virados (literalmente) para a lua e porque Jorge Jesus também falhou.

    E porque é que eu acho que Jesus falhou? Pela enésima vez, escrevo que Teófilo Gutiérrez não é jogador para o Sporting, é um jogador inútil, incapaz de mexer com o jogo, de contribuir positivamente para uma equipa. Apenas desperta dois sentimentos nos adeptos leoninos: desespero e saudades de Fredy Montero. Mais uma vez, JJ apostou em Teo como primeira alternativa saída do banco e perdeu. Depois, Gelson entrou demasiado tarde, devia ter sido ele a substituir Bruno César. JJ falhou e acabou por perder contra o Benfica. Só não digo que foi o Benfica mais fraco dos dérbis jogados esta temporada, porque não vi o Benfica jogar bem em nenhum. Jonas e Gaitán estiveram nestes jogos como Hazard tem estado este ano no Chelsea (em versão Casper), Lindelof e Jardel foram os melhores encarnados esta noite.

    Vai haver campeonato até ao fim, ainda que o Sporting não tenha Adrien Silva no Estoril. Às vezes não é bom dizer as verdades, que terá sido aquilo que Adrien disse a Artur Soares Dias. O leão vai mostrar o porquê de ser a raça que nunca se verga.

                    Foto de Capa: Sporting CP

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Janeiro Oliveira
    Diogo Janeiro Oliveira
    Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.