O Desporto é muito mais do que rivalidades

    sporting cp cabeçalho 1

    Hoje estava a pensar falar na vitória do Sporting em termos colectivos no nacional de corta-mato e no descontrolo emocional de Sara Moreira… Mas sei que, felizmente, um “é normal” e o outro vai ser recuperado… E acredito que Sara Moreira irá brilhar brevemente noutras grandes corridas. Aquele de quem quero aqui hoje falar é Nélson Cruz, um atleta 100% amador que trabalha num supermercado no distrito de Setúbal.

    Quando Nélson Cruz saiu do seu trabalho (enquanto repositor de produtos), pouco depois da meia-noite, não podia imaginar que algumas horas mais tarde pudesse sagrar-se campeão nacional de corta-mato… Esta podia ser uma história de encantar, mas não… É uma história de trabalho e dedicação, esforço e suor, e finalmente a glória. Nélson Cruz, atleta do Clube Pedro Pessoa (que também é o seu treinador), apesar de fazer a prova há “12 ou 13 anos”, nem sequer tinha terminado no top 10 até então…

    Mas, este ano, viu a sua oportunidade e agarrou-a com todas as forças… Colou-se logo no início à liderança da prova e ninguém acreditou que ele aguentasse o ritmo… Quando foram atrás, já era demasiado tarde e teve a vitória com mais de cinco segundos de vantagem.

    sara moreira
    Sara Moreira teve um dia mau no Campeonato Nacional de Corta-Mato, mas em anos de grandes competições é importante cairmos para nos sabermos levantar
    Fonte: Sapo Desporto

    Felizmente Portugal é um país de “heróis” que com pouco conseguem muito e este é mais um exemplo fantástico do que o esforço pode fazer atingir. No passado tive a oportunidade de ver um grande campeão olímpico português, o Nelson Évora, a treinar o “seu” triplo salto sem grandes condições para trabalhar… Mas a verdade é que sempre atingiu grandes resultados. E o que mais me “entristece” é que estes “heróis” pedem pouco… No final da prova quando lhe perguntaram “E agora?” a resposta foi “Agora gostava de ter um aumento”… Ganha pouco mais de 600 euros e tem o terceiro filho a caminho.

    Longe vão os tempos em que éramos uma potência no meio-fundo mundial e que tínhamos quase sempre atletas nas provas internacionais a conseguir ganhar medalhas… Longe vão os tempos em que existia uma rivalidade Sporting vs. Benfica vs. Maratona Clube de Portugal, etc.. Obrigado, Nélson Cruz, por nos mostrares que não há limites para a vontade do Homem… E, quando “Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce”! E Sara, quanto a ti, todos temos um dia mau… Este foi o teu deste ano… Com tantas competições que aí estão a chegar, agora só pode melhorar!

    Foto de Capa: www.setubaltv.com

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Serie A: já há uma equipa despromovida

    Ficámos a conhecer esta sexta-feira a primeira equipa despromovida...

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...
    Pedro Miguel Martins
    Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.