Quando nem Jesus nem Deus dão uma para a caixa do Sporting

    sporting cp cabeçalho 1

    A época desportiva do futebol sénior do Sporting Clube de Portugal já viu dias melhores. Ora vejamos: No início da época, a equipa principal começou com solavancos, mas firme nos seus objetivos: ser campeã em maio, chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões e ganhar as taças internas.

    Olhando para o presente, foram eliminados por um Legia de Varsóvia, um clube em que as presenças nas competições europeias se contam pelos dedos da mão, na Liga dos Campeões; foram a Chaves perder a hipótese de chegar às meias finais da Taça de Portugal, ficou em terra a passagem à próxima fase da Taça da Liga no jogo frente ao Setúbal (a mítica questão das idades ainda está presente) e, neste momento, estão praticamente arredados da luta pelo título do campeonato.

    Jesus não tem sido feliz nas suas opções técnicas, tácticas e motivacionais, sendo esta uma das principais funções em que está a falhar profundamente. Mas o seu congénere da equipa B, João de Deus, não está por caminhos melhores.

    A equipa B do Sporting está, neste momento, em vigésimo lugar da segunda liga portuguesa; relembro que são vinte e duas equipas portanto, actualmente, os “bês” estão em lugar de descida directa para o Campeonato Prio.

    João de Deus está à frente da equipa B do Sporting desde 2014/15  Fonte: Agente Desportivo
    João de Deus está à frente da equipa B do Sporting desde 2014/15
    Fonte: Agente Desportivo

    É de sentir vergonha alheia por esta equipa que, todos os anos promete tanto, que tem jogadores com bastante capacidade mas que, pura e simplesmente, não está a atingir os resultados pretendidos. Tem 27 pontos em 25 partidas jogadas. Fazendo a comparação com o Portimonense, primeiro classificado, tem menos 30 pontos (neste momento, a equipa de Portimão tem 57 pontos). Trinta pontos são dez jogos em que o Sporting não pontuou, são dez das doze derrotas que acumula.

    Fazendo uma pesquisa rápida, pode-se perceber que, nos últimos dez jogos (incluindo o jogo frente ao Famalicão), o Sporting B conta com sete (!) derrotas e apenas três empates. Nenhuma vitória desde o dia 23 de Novembro de 2016, dia em que ganhou ao União da Madeira por 2-0.

    Agora, neste mercado de inverno, o Sporting recuperou alguns jogadores, como André Geraldes, Ryan Gauld e Rafael Barbosa, para a equipa B. Apesar de ter vontade de acreditar no oposto, creio que não são estes que irão mudar o futebol leonino. A equipa B está pobre, sem ideias e sinceramente, sem capacidades para subir.

    É necessário estudar quais as melhores opções para o Sporting. Com a equipa principal arredada das principais competições, deveria-se estudar o quão benéfico seria para a equipa B ter jogadores não utilizados por Jorge Jesus a ajudar os seus colegas a sair deste aperto. Este facto não acontece apenas com o Sporting, mas também com o Porto. Será que os “bês” já não estão a assegurar a sua principal função, de trabalhar os jogadores para a equipa principal? Se este é o futuro da minha equipa, tenho receio do que se passará a médio e longo prazo. Será que a academia não está trabalhar devidamente?

    O que eu sei é que não quero ver o Sporting nesta situação, seja o escalão que for. Ponham os olhos no futebol feminino, meus caros. Essas são o futuro do Sporting e a única esperança de ver o nosso futebol a levantar uma taça.

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Artigo anterior
    Próximo artigo
    Marta Reis
    Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
    Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.