Jogo Simples #1 – De Neymar ao FC Porto: o que é o Fair-Play Financeiro da UEFA?

Por André Maia Agosto 13, 2017, em Jogo Simples

Jogo Simples #1 – De Neymar ao FC Porto: o que é o Fair-Play Financeiro da UEFA?

Artigos Relacionados

Anterior1 de 7Próximo

Jogo Simples

De tempos a tempos, lá aparece aquela expressão no meio de uma notícia, deixando-nos logo a imaginar que não teremos capacidade para compreender o conteúdo da mesma: fair-play financeiro. Em Portugal começou a ser falado no período mais negro da história do Sporting, aquando da presidência de Godinho Lopes, estávamos nós em meados de 2012. Contudo, regressou atualmente às páginas dos nossos sites e jornais devido a dois atores: FC Porto e Neymar. Jogue simples e perceba o que é o fair-play financeiro da UEFA, para que serve e como estarão implicados os clubes portugueses e a maior transferência da história do futebol neste mecanismo.

intro_jogo_simples

1.    O que é o fair-play financeiro da UEFA?

O fair-play financeiro é um mecanismo da UEFA, regulado pelo Comité de Controlo Financeiro dos Clubes da UEFA (CFCB), que tem como principal objetivo manter as contas dos clubes que participam nas competições europeias em níveis saudáveis. Este sistema foi criado em 2010, mas entrou em funcionamento real em 2011. Jogando simples, podemos dizer que este sistema obriga os clubes que se qualificam para as competições da UEFA a provarem que pagaram as contas: que não têm dívidas em atraso em relação a outros clubes, jogadores, segurança social e autoridades fiscais.

Anterior1 de 7Próximo
André Maia
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Comentários

Por André Maia Agosto 13, 2017, em Jogo Simples

Figura e Fora-de-Jogo da Semana

13/08/2017

Nélson Mota

Redator

Real Madrid CF

Os merengues deixam bem encaminhado o jogo para a segunda mão da Supertaça Espanhola. A equipa de Zidane parece vir a superiorizar-se ao Barcelona quebrando a sua hegemonia em Espanha e na Europa.

Cristiano Ronaldo

El Clássico não é El Clássico se não houver polémica. Desta vez CR7 esteve no centro de toda a polémica. Foi expulso e, de cabeça perdida, deu um empurrão ao árbitro e sofreu um castigo de 5 jogos.