Olheiro BnR – Gil Dias

Por Tiago Serrano Maio 18, 2017, em Olheiro BnR

Olheiro BnR – Gil Dias

olheiro bnr

O Rio Ave FC tem sido uma das equipas que se tem destacado neste campeonato pelo seu bom futebol. E uma das figuras de proa do futebol atractivo praticado pela equipa orientada por Luís Castro, é um emigrante precoce. Falo do extremo Gil Dias.

Há umas semanas atrás, mencionei-o aqui como uma das principais revelações deste campeonato. Este jogador natural da Gafanha da Nazaré, foi notícia em 2014 quando assinou contrato com o AS Mónaco após se ter sagrado campeão nacional de juniores ao serviço do SC Braga. Transferindo-se para os “monegáscos” em Janeiro de 2015, jogou um ano na equipa B até que em Janeiro seria emprestado ao Varzim SC, onde começou a mostrar as suas qualidades entre os graúdos, marcando seis golos em 15 jogos.

Nesta temporada, o extremo de 20 anos deu o salto para a Primeira Liga ao ser emprestado ao Rio Ave, onde rapidamente se assumiu como titular indiscutível, quer sob as ordens de Capucho, quer sob as ordens de Luís Castro. E tem sido um dos jogadores de maior destaque no clube vila-condense com sete golos marcados em 38 jogos.

Gil Dias tem 7 golos apontados esta época Fonte: Gil Dias – Facebook Oficial

Gil Dias tem 7 golos apontados esta época
Fonte: Gil Dias – Facebook Oficial

Apesar de ser canhoto, pode jogar nos dois corredores, e em ambos com um bom rendimento, evidenciando-se como um extremo bastante completo para a sua idade. Tanto pode explorar o seu corredor, dando profundidade ao jogo da sua equipa, como pode procurar flectir para zonas interiores, tentando executar um passe a rasgar a defesa contrária, ou até mesmo o remate. É um extremo habilidoso com a bola nos pés e com uma boa capacidade de drible (é um dos jogadores com mais dribles eficazes neste campeonato). Sabe cruzar bem e é também um bom finalizador. Possui também uma constituição física razoável para um extremo (1,83m e 73Kg).

Quanto ao futuro, tem-se falado do interesse do Benfica neste jogador, e sinceramente, acho que ele teria capacidade para vingar num clube grande a curto prazo. Quanto ao AS Mónaco, uma integração no plantel orientado por Leonardo Jardim, dependeria muito das saídas de jogadores na sua posição, tais como Bernardo Silva, Kylian Mbappé e Thomas Lemar. Mas se continuar a trabalhar mantendo a cabeça no sítio, no futuro poderá haver um novo príncipe no Mónaco.

Foto de capa: Gil Dias – Facebook Oficial

Tiago Serrano
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembro que é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também gosta e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuído de crescer a nível profissional e pessoal.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
Tiago Serrano

Últimos Artigos por Tiago Serrano (ver todos)

Comentários

Por Tiago Serrano Maio 18, 2017, em Olheiro BnR

Figura e Fora-de-Jogo da Semana

24/05/2017

Vasco Moreira

Redator

Pepa

Provou que o bom futebol é o caminho. Com uma proposta de jogo muito positiva alcançou a manutenção do Tondela quando já poucos acreditavam.

Arouca FC

Não acautelaram devidamente a saída de Lito Vidigal, muito menos a de Manuel Machado, subestimaram os adversários e acabaram despromovidos, numa época em que disputaram a Liga Europa.