Olheiro BnR – Lukas Spalvis

    olheiro bnr

    Vem do futebol dinamarquês o tão ansiado concorrente a Islam Slimani no ataque do Sporting, mais concretamente o jovem Lukas Spalvis, futebolista de 21 anos que vai evoluindo no Aalborg e que foi recentemente anunciado como reforço leonino, num acordo que estará em vigor a partir do próximo Verão.

    Trata-se de um futebolista nascido a 27 de Julho de 1994 em Vilnius, Lituânia, e que começou a sua carreira nas camadas jovens de dois emblemas alemães, nomeadamente o SV Weil 1910 e o SC Freiburg, clubes que antecederam a sua transição para o Aalborg.

    Aliás, foi precisamente no emblema dinamarquês que Lukas Spalvis se estreou no futebol sénior, mais concretamente em 2013/14, temporada onde mostrou logo ao que vinha, somando um total de 11 golos em 24 jogos oficiais, isto apesar de, nessa altura, contar com apenas 19 anos.

    Ascensão travada por grave lesão

    A época de 2014/15 estaria assim destinada a ser a da explosão do internacional lituano, contudo, Lukas Spalvis acabou por ser traído por uma gravíssima lesão, mais concretamente uma rotura dos ligamentos do joelho, algo que fez com que apenas somasse oito jogos oficiais nessa campanha.

    A verdade, contudo, é que essa lesão apenas terá atrasado a ascensão do ponta de lança, uma vez que o jovem de 21 anos regressou em força já na actual temporada de 2015/16, onde se tem assumido como o principal homem-golo do Aalborg.

    lukas spalvis
    O internacional lituano tem 10 jogos e dois golos pela seleção

    Afinal, como a principal referência ofensiva dos dinamarqueses, Lukas Spalvis já acumula 15 golos em 18 jogos oficiais da actual temporada, números que, aliados à qualidade inata do ponta de lança e à sua margem de progressão, terão convencido o Sporting a fazer tudo pela sua contratação.

    Alto, mas nada tosco

    Quando olhamos para a dimensão de Lukas Spalvis, com os seus 189 cm e 80 quilos, pensamos imediatamente na possibilidade de se tratar de um ponta de lança com grande presença na área, forte de cabeça, mas invariavelmente tosco com os pés, contudo, isso não poderia estar mais longe da realidade.

    É que o internacional lituano, apesar de ser efectivamente uma verdadeira referência ofensiva e de ser também bastante forte no jogo aéreo, consegue apresentar excelentes recursos técnicos com os pés, sendo especialmente forte com o pé esquerdo, que é verdadeiramente dotado, e também bastante competente com o direito, que não servirá apenas para “subir ao autocarro”.

    Não sendo rápido, trata-se de um jogador que actua de forma muito inteligente sobre a linha do fora de jogo, finalizando depois de forma letal, nomeadamente de cabeça e com a sua talentosa canhota. Para além disso, sabe procurar constantemente o espaço e combinar de forma muito inteligente com os colegas, estando longe de se limitar à função de “target man”.

    Em suma, e sabendo-se que se trata de um futebolista de 21 anos, não tenho quaisquer dúvidas que Lukas Spalvis será um excelente reforço para o Sporting, até porque, em primeira instância, dará aos leões uma verdadeira alternativa a Islam Slimani e, depois, abrirá espaço para a sucessão do internacional argelino, até porque o lituano tem todas as condições para vir a ser muito superior a “Super-Slim”.

    Imagens: Lukas Spalvis

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Ricardo Figueiredo
    Ricardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
    Sportinguista sofredor desde que se conhece, a verdade é que isso nunca garantiu grande facciosismo, sendo que não tem qualquer problema em criticar o seu clube quando é caso disso, às vezes até com maior afinco do que com os rivais. A principal paixão, aliás, sempre foi o futebol no seu contexto mais generalizado, acabando por ser sintomático que tenha começado a ler jornais desportivos logo que aprendeu a ler. Quanto ao ídolo de infância, esse será e corre o risco o de ser sempre o Krassimir Balakov, internacional búlgaro que lhe ofereceu a alcunha de “Bala” até hoje. Ricardo admite que ser jornalista desportivo foi um sonho de miúdo que conseguiu concretizar e o que mais o estimula na área passa pela análise de jogos e jogadores, nomeadamente os que ainda estão no futebol de formação ou naqueles campeonatos menos mediáticos e que pensa sempre que ninguém vê como o japonês, sul-coreano ou israelita..                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.