Seminário Internacional “O Treino do Guarda-Redes”

    “A formação específica e qualificada é fundamental e começar nas mais tenras idades é essencial, porque a aprendizagem desta arte, é um processo evolutivo, constituído por diversas etapas, até se alcançar a idade adulta e o apogeu da maturidade” continua Nuno Monteiro.  “É isto que a nossa Escola de Guarda Redes proporciona aos seus discípulos, tanto semanalmente, na sua Sede, como nos Polos que possui ou nas equipas a quem dá suporte de treino de guarda-redes, ao que soma os diversos Estágios e Seminários que promovemos ao longo do ano, e nos quais são sempre convidados a participar, personalidades desportivas, como grandes guarda-redes nacionais, e especialistas associados à área, nas suas componentes médico-desportiva (prevenção de lesões, desenvolvimento físico, visão, nutricionismo, etc), ou psicológica, na componente do coaching-desportivo.

    Estes estágios podem ter a duração de um, dois ou mais dias, e podem ocorrer em território nacional (distrito de Setúbal, Beja, Évora, Leiria…) ou mesmo no estrangeiro, como foi o caso de um evento em que esta Escola se inseriu, em Barcelona, sob a tutela da Zona Porters de Iñaki Caña, que brilhou como guarda-redes no principal clube catalão, e hoje treina num dos maiores clube da Dinamarca e ensina a arte da baliza a jovens de toda a Espanha. Interessante também é o facto dos eventos direcionados para os Treinadores, serem acreditados pelo IPDJ, já que têm sido desenvolvidos em parceria com a EDUGEP.

     

    Condições de participação do evento
    Condições de participação do evento

    Este ano esta Escola de Guarda-redes resolveu ir ainda mais longe e está a promover um Seminário Internacional no One Troia José Mourinho Training Centre, em Troia, nos dias 10 e 11 de Junho de 2017. Nuno Monteiro, responsável máximo da Escola, e que foi guarda-redes nas divisões distritais, recorda os seus tempos de baliza, e repete-nos a importância da formação continuada e planeada, com metodologia própria, que deve começar pelos Treinadores e daí extrapolar para os atletas. Hoje em dia há já livros de apoio interessantes, que vão conferido ensinamentos básicos e fundamentais, como é o caso do “Ser Profissional no Amador”, onde Bruno Leite e os demais autores abordam muito bem esta problemática da necessidade da formação, ou do “Como Ganhar Usando a Cabeça” de Jorge Silvério, mas para que o nosso “Pensar para Jogar” faça cada vez mais sentido, a formação teórico-prática e, acima de tudo, treinar, treinar e treinar, são essenciais.

    Avança Nuno Monteiro, que “o nosso Seminário em Troia é ambicioso e inédito, já que será dirigido por Andrew Sparkes, o notável responsável da Academia de Guarda-Redes do Swansea City AFC, clube da Premier League Inglesa, contando também com ilustres convidados, guarda-redes de vulto nacional e muito mais… mas reservamos as surpresas para o dia 10 de Junho (sorrisos… que revelam que valerá muito a pena participar). O primeiro dia do Seminário é reservado aos Treinadores, e o seguinte para os jovens Guarda-Redes, que divididos de acordo com as idades, executarão os exercícios adequados, assistidos pelos Formadores e Treinadores de Guarda-Redes, que observarão no terreno a materialização dos ensinamentos do dia anterior. Pensar e trabalhar as diversas etapas dos jovens guarda-redes, de acordo com os seus escalões etários, será o tema central do nosso seminário, porque só assim, teremos no futuro, guarda-redes fiáveis, completos e de sucesso.

    No dia 10 e 11 de Junho, será a nossa vez de “calçar as luvas”, ensinando a importância de “Pensar para Jogar”, tentando inspirar todos os participantes, abordando os diversos momentos de jogo, e como o Guarda-Redes de hoje deve ser o jogador mais completo da equipa, já que é o último a defender e o primeiro a atacar. Depois… “tudo ficará nas mãos destes miúdos” que, certamente um dia, revelarão o seu valor ajudando, com o seu talento e conhecimentos, as suas equipas, ou Portugal, a conquistar novos títulos.

    P.S.: foi hoje confirmado o processo de certificação do seminário, com a atribuição de 2,8 créditos. Podem-se inscrever aqui

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Machado
    Pedro Machado
    Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.