Corinthians surpreende e é o mais eficiente do Brasileirão

    Cabeçalho Liga Brasileira

    Contestado desde o início da temporada por jornalistas e até torcedores, o Corinthians é sem dúvidas a grande surpresa positiva do ano até agora. Além de ter sido campeão paulista – quando era tido como a 4ª força por muitos – o timão tem o melhor aproveitamento da 7.ª rodada do brasileirão desde 2003 – ano que a competição passou a ser disputada no sistema de pontos corridos. Com nada mais nada menos que 1 empate e 6 vitórias consecutivas, o Corinthians tem surpreendentes 90,5% de aproveitamento e lidera o campeonato.

    Time forte mesmo com limitações técnicas

    É fato que o elenco corintiano está longe de ser o mais técnico ou o mais qualificado do futebol brasileiro, mas também é fato que é o time que vem fazendo partidas mais eficientes em relação aos outros.  do ponto de vista tático, a equipe alvinegra tem feito atuações quase perfeitas, principalmente defensivamente. É um time que joga compacto e extremamente forte na marcação, o que dificulta as investidas dos adversários. Nesse campeonato brasileiro, por exemplo, o Corinthians levou somente 5 gols até agora.

    Maicon domina a bola entre dois jogadores do Cruzeiro na partida válida pela 7ª  rodada do Campeonato brasileiro na Arena Corinthians Fonte: SC Corinthians
    Maicon domina a bola entre dois jogadores do Cruzeiro na partida válida pela 7ª rodada do Campeonato brasileiro na Arena Corinthians
    Fonte: SC Corinthians

    Visitante indigesto

    O aproveitamento fora de casa também tem sido um ponto forte do Corinthians em 2017. No campeonato paulista, por exemplo, dos 8 jogos que disputou como visitante perdeu somente 1. E nesse campeonato brasileiro, o aproveitamento fora de casa é de 100%. Muito disso se deve à postura tática da equipe frente aos adversários quando joga longe do Parque São Jorge. O Corinthians é um time consistente na defesa que busca o gol a todo momento. Um estilo muito parecido com a equipe de Tite, que conquistou o brasileirão de 2015.

    Treinador competente

    Fábio Carille, ao substituir Tite – que assumiu a Seleção brasileira  – teve um início de trabalho completamente conturbado, tanto pela rejeição inicial dos torcedores  quanto pela pressão pela falta de experiência com equipes grandes do futebol nacional. Mas aos poucos – e com muito trabalho – o jovem treinador corintiano foi se consolidando como peça fundamental para ótima campanha que a equipe vem fazendo em 2017. Hoje, Carille é tratado como unanimidade no clube paulista.

    Com um estilo bem parecido com o de seu antecessor, Carille preza pela consistência defensiva da equipe e busca os gols por meio de contra-ataques rápidos. Fórmula que tem funcionado bem esta temporada.

    Já pode sonhar com o título?

    Obviamente é muito cedo pra especular quem será o campeão brasileiro este ano, no entanto, algumas equipes já mostram que estão em um nível bem melhor que as outras, é o caso do Corinthians. Além disso, por ser uma competição extremamente longa e com 2 jogos por semana, o Campeonato Brasileiro exige preparação física e um bom elenco das equipes, pois haverá momentos da competição que será preciso substituir à altura os jogadores. E é justamente esse o calcanhar de Aquiles da equipe alvinegra. O Corinthians tem um time titular muito bom, mas reservas que estão em nível muito inferior. Portanto, se quiser sonhar com o título brasileiro, o Corinthians vai ter que se reforçar, principalmente no meio campo.

    Foto de Capa: SC Corinthians 

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Renato M. Mendes
    Renato M. Mendeshttp://www.bolanarede.pt
    Jornalista brasileiro apaixonado por Rock and roll, poesia e futebol. Desde criança tem no primeiro campeão mundial (Palmeiras) um amor irrestrito. Fascinado pelo mundo da bola, resolveu dedicar parte de seu tempo a fazer análises sobre o futebol de seu país, tendo sempre como horizonte a ética jornalística.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico e todos os artigos são redigidos em português do Brasil.