Após vitória por 2 x 1 no Rio de Janeiro sobre o Vasco, no último domingo (05), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo volta a liderar à primeira colocação da série A após três anos, para a tristeza dos flamenguistas que viram o rubro-negro cair para a segunda colocação.

Sob o comando do uruguaio Diego Aguirre, que assumiu o clube há cinco meses, o tricolor paulista ganhou regularidade, organização tática e confiança, deixando para trás a amarga eliminação para o Corinthians, na semifinal do Campeonato Paulista, para assumir a liderança do Brasileirão e devolver aos são-paulinos o orgulho de torcer para o tricampeão mundial. Após 29 jogos à frente do time, Aguirre conseguiu 14 vitórias, 9 empates e sofreu apenas 6 derrotas.

O São Paulo Futebol Clube, que não ganha título expressivo desde 2012, viveu grandes crises nas últimas temporadas. Foram sete treinadores nos últimos três anos, consequência de administrações retrógradas e política interna conturbada no Clube. Agora com o ex-jogador e ídolo do Clube, Raí, como gerente de futebol, o tricolor está buscando modernizar o departamento desportivo do Clube e dar mais tranquilidade para que os atletas possam trabalhar, sem as interferências políticas que se tornaram comuns nos últimos tempos.

Aguirre dá instruções durante o Jogo
Fonte: São Paulo FC

Além de Aguirre, outro fator que contribuiu para a boa fase do São Paulo foi a contratação de atletas para posições carentes no elenco, que acabou surtindo efeito positivo na equipe, dando mais densidade no meio campo e velocidade no ataque. Alguns destaques são os veteranos Diego Souza e Nenê e o meia-atacante equatoriano João Rojas. Os jogadores da base também voltaram a ser aproveitados no time principal, como é o caso do defensor Militão – que foi recentemente negociado com o Porto.

Mesmo com os bons resultados, a primeira colocação e, momentaneamente, o melhor saldo de gols entre os 20 Clubes da Série A, ainda não é possível ter certeza se o São Paulo brigará pelo título do Campeonato Brasileiro, pois ainda restam 21 rodadas. No entanto, com as recentes atuações e com a nova “cara” que Aguirre deu ao time, os torcedores do tricolor paulista têm motivos de sobra para sonhar. É muito bom para o futebol brasileiro que o campeão retorne.

Fonte: São Paulo FC

Comentários