Cabeçalho Liga Italiana

Do 1º ao 5º lugar há 5 pontos de diferença, tendo em conta que o 4º e o 5º classificados têm ambos um jogo a menos que os três primeiros (e já para não falar do sexto a 9 pontos do primeiro e também com um jogo a menos…).

Os empates de Inter e Napoli na última jornada da Serie A fizeram a Juventus recuperar terreno para o topo da classificação após um periclitante início de campeonato. Ainda assim, a vitória diante o ‘lanterna vermelha’ Benevento não impressionou. Ao intervalo, a ‘Vecchia Signora’ perdia por 1-0, acabando por vencer por 2-1…em casa.

No 4º lugar, com 28 pontos, está a sensacional Lazio de Simone Inzaghi, atrás dos 32 do líder Nápoles e dos 31 e 30 de Juventus e Inter, respetivamente. Fica a dúvida, igualmente, se os ‘laziale’ já estariam a interferir nas contas do pódio, pois a receção ao Udinese foi adiada devido à intensa chuva que se fez sentir no Olímpico de Roma. Na Liga Europa, a equipa de Nani já está apurada para os 16 avos de final, após 4 vitórias. Um momento de forma estrondoso!

Depois do ‘Hexa’ da Juventus na época passada, a Serie A 2017/18 parece estar mais competitiva que nunca, com 5 equipas a rondar o primeiro lugar Fonte: Juventus
Depois do ‘Hexa’ da Juventus na época passada, a Serie A 2017/18 parece estar mais competitiva que nunca, com 5 equipas a rondar o primeiro lugar
Fonte: Juventus

Ainda em Roma, vemos outra das grandes surpresas da época em Itália, a AS Roma. Na Liga dos Campeões está perto de garantir o apuramento para os oitavos de final, ocupando o 1º lugar num grupo que conta com Chelsea e Atlético Madrid. Domesticamente, a equipa tem, com o rival romano, um jogo a menos e amealha 27 pontos nesta altura, um atrás do vizinho da cidade eterna. Vem de uma vitória de grande valia, em Florença, por 4-2 sobre a Fiorentina.

Não se esqueça a Sampdoria que faz um bom campeonato e ocupa o 6º lugar, com 23 pontos, e também um jogo a menos, mas a pensar certamente noutras contas.

A grande desilusão do campeonato é o milionário AC Milan que, com 19 pontos, está no 7º posto e, a não ser que faça uma recuperação de proporções milagrosas, estará arredado das contas do ‘scudetto’.

Em jeito de conclusão e, voltando ao escopo que o título deste artigo trilha, e, tendo em conta que já tive a oportunidade de me debruçar sobre Inter e Nápoles em diferentes artigos, não consigo definir, muito sinceramente, uma altura em que alguma das cinco equipas irá descolar de uma forma destacada.

Aliás, não me parece que, no fim da liga, o campeão consiga uma diferença pontual muito significativa. Embora não me pareça que os cinco lutem pelo título até ao fim, creio que continuará tudo em aberto até maio de 2018.

‘Il tiffosi’ agradecem.

Foto de capa: Serie A

Comentários