Top 10: Talentos da Serie A

    cab serie a liga italiana

    Aproveitámos a pausa internacional para fazer uma avaliação aos maiores talentos da Serie A com menos de 25 anos, que esta época já serão figuras de proa nas suas equipas e que no futuro poderão valer muito dinheiro aos cofres dos clubes. Paul Pogba, que este defeso esteve perto de sair da Juventus e que já é um dos melhores médios do mundo lidera a tabela, seguido por Jovetic, do Inter, Salah, da Roma, e de Álvaro Morata, também da Vecchia Signora. Conheça os restantes.

    10. Marcos Alonso

    O lateral espanhol, de 24 anos, é o principal destaque do início de época, na Fiorentina, tendo apontado 2 golos em 2 jogos, tantos como nas 35 partidas que realizou na temporada passada.

    O jogador faz todo o corredor esquerdo, sendo muito forte nas transições ofensivas, detentor de um portentoso remate. As bolas paradas também são uma qualidade sua, para além do seu poder de cruzamento. O camisola 28 da Fiorentina é formado no Real Madrid e só por uma vez vestiu a camisola merengue.

    O lateral será indiscutível no onze de Paulo Sousa e esta poderá ser, finalmente, a sua época de afirmação. Quem sabe no final volta a Madrid, onde apenas há Marcelo para o lugar. Será Marcos Alonso um “novo Carvajal”?

    9. Jeison Murillo

    O central colombiano deu nas vistas na Copa America’15, foi uma das grandes figuras dos Cafeteros, e despertou o interesse dos maiores clubes europeus. O Inter de Milão garantiu o seu concurso e o jogador rumou a Itália, depois de 2 épocas ao serviço do Granada e outras 2 ao serviço de Las Palmas e Cádiz.

    A última época ao serviço do Granada não foi a sua melhor, alinhando apenas em 18 jogos, menos 16 que na primeira, mas a sua performance na maior competição sul-americana ajudou o jovem de 23 anos a dar o salto e hoje, é um dos esteios da defesa milanesa, ao lado de Juan Jesus e Miranda. O esquerdino tem uma boa impulsão, é muito forte na marcação e com os pés não é nenhum “tosco”. É um central que vai dar que falar nos próximos anos! Vale a pena acompanhar.

    8.Bernardeschi

    É um jovem prodígio formado na Fiorentina e já se vai assumir esta época como titular do clube Viola. O internacional sub-21 italiano destacou-se no final da última temporada e realizou 10 jogos, marcando 3 golos, somando mais algumas assistências. Paulo Sousa registou, avaliou e não hesitou em dar a titularidade ao jovem, que pode ser o futuro da seleção italiana, órfã de gente para o sector ofensivo.

    No esquema de 3-5-2 de Paulo Sousa, alinha solto na frente, como gosta, e a sua facilidade de remate e capacidade de drible criará muitos problemas para as defesas contrárias. É especialista na cobrança de bolas paradas. O avançado, de 21 anos, precisa de amadurecimento e tempo para se tornar um jogador ainda mais completo.

    Já usa a camisola 10, que no passado Rui Costa usou, sinal de que tem total confiança da estrutura da Fiorentina. Este diamante em bruto promete muito!

    7. Paulo Dybala

    Dybala é sinónimo de golo, por isso a Juventus não hesitou em comprar o seu passe ao Palermo, neste defeso. O jovem argentino, de 21 anos, representou o clube da Sicília nos últimos 3 anos e era já um ídolo para os seus adeptos. Na última temporada marcou 13 golos, despertando o interesse de vários clubes na Europa.

    A Vecchia Signora conseguiu assegurá-lo e em 3 jogos já marcou 2 golos. Um deles foi na Supertaça, que a Juventus venceu perante a Lazio e o outro foi na derrota da equipa de Turim, frente à Roma no Olímpico. Aliás, Dybala é o único jogador da Juventus que faturou na Serie A.

    O atacante tem como principais características a finalização e o seu poder de explosão, ganhando em velocidade a maior parte dos lances. Não é fácil deter Dybala e os defesas italianos continuarão a sofrer com o prodígio argentino.

    No plantel tem grande concorrência (Morata, Mandzukic, Zaza), mas Dybala tem mostrado que não se acanha e que não quer viver na sombra. Será um dos grandes avançados do futuro!

    Dybala protagonizou a maior transferência interna Fonte: Facebook de Paulo Dybala
    Dybala protagonizou a maior transferência interna
    Fonte: Facebook de Paulo Dybala

    6. Kondogbia

    Tem 22 anos, mas já vai para a 6ª época como profissional. Estreou-se aos 17 anos na equipa A no Lens, alinhando em 3 partidas, e na época seguinte afirmou-se como titular indiscutível, realizando em 36 encontros. Este médio centro muito possante, com grande entrega e capacidade de passe, cedo mostrou uma maturidade acima da média e as suas exibições despertaram o interesse do Sevilha.

    Mudou-se para Espanha em 2012 e viria a vestir a camisola da equipa Andaluza por 37 vezes e a ser importantíssimo na conquista da Liga Europa, em Turim, frente ao Benfica. No ano seguinte, ainda representou os sevilhanos em 3 jogos, mas o Monaco viria a garantir o jogador. O esquerdino alinhou nos monegascos duas temporadas e, neste defeso, saltou para um país onde já fora feliz. Em Milão, defendendo o azul e negro do Inter será peça fundamental no esquema de Mancini e quem sabe ajudará o clube a voos maiores.

    O todo-terreno já é internacional A francês e, com a ambição que tem demonstrado, o salto para uma equipa ainda mais reputada não demorará, se o rendimento se mantiver.

    5. Berardi

    Domenico Berardi é o jogador desta lista que joga no clube de menor nomeada. Representa o Sassuolo, como o fez durante toda a curta carreira, apesar de ter estado contratualmente ligado à Juventus entre 2013 e 2015. É um avançado com uma margem de progressão enorme, mas mesmo sendo um diamante ainda por lapidar, já é temível nas defesas adversárias.

    Os seus números falam por si. Em 3 épocas como profissional (salientar que só tem 21 anos) marcou 42 golos, 31 deles apontados na Serie A, defendendo as cores de um clube que luta pela manutenção. A tarefa é mais complicada, todos sabemos, mas Berardi tem contornado esse facto e provado que tem qualidade para outro tipo de objetivos.

    Para já, vai brilhando no modesto Sassuolo e tem sido o salvador deste conjunto. Normalmente alinha no centro do ataque, mas pode jogar do lado direito, beneficiando do seu pé esquerdo e das suas diagonais. Berardi é sinónimo de golo. Aponte este nome porque vai ouvir falar muito dele!

    4.Morata

    Dispensa apresentações! O avançado da Juventus é uma das figuras da Serie A e tem, nesta temporada, o objetivo de se afirmar como titular indiscutível da Vecchia Signora. Apesar da saída de Tévez, a concorrência é forte, mas o espanhol já demonstrou que isso não o preocupa. O ano passado roubou o lugar a Llorente e foi decisivo no título italiano e na caminhada até à final da Liga dos Campeões. Aliás, foi dele o golo decisivo nas meias-finais, em pleno Bernabéu, que eliminou o “seu” Real Madrid.

    Álvaro Morata cresceu merengue e há de o ser sempre, por isso o golo apontado o ano passado será um dos que lhe dará mais tristeza na sua carreira, apesar do êxito pessoal. Em Madrid não se afirmou, ficando na sombra de Ronaldo e Benzema, por isso procurou outra paragem onde pudesse crescer, jogando mais que meros minutos nas partes finais dos encontros.

    Este avançado muito móvel, com muita técnica e forte no capítulo da finalização pretende afirmar-se no panorama europeu e quem sabe um dia voltar ao “seu” Real, com outro estatuto.

    3. Salah

    Salah regressa ao sítio onde foi (e é) feliz. Não à mesma casa, mas chega a um lugar onde pode almejar outros objetivos. Velocidade e finta no seu estado puro, diagonais que são desbloqueadoras de defesas.

    O egípcio brilhou em Basileia e encantou Mourinho que o levou para o Chelsea, onde não triunfou. Saiu para a Fiorentina por empréstimo, nos últimos seis meses, agitou Itália e destacou-se como uma das grandes figuras da segunda metade, senão mesmo a figura!

    A Roma estava atenta e garantiu o seu empréstimo. Este extremo poderá ser a estrela da companhia e tentar ajudar os romanos a destronar a Juventus.

    Salah é um jogador com um perfume africano, disfarçado com a maturidade europeia. Um faraó giallorossi.

    Salah promete ser um dos melhores reforços do campeonato Fonte: Facebook da Roma
    Salah promete ser um dos melhores reforços do campeonato
    Fonte: Facebook da Roma

    2. Jovetic

    Tal como Salah, volta a um país onde foi feliz. O montenegrino, de 25 anos, cresceu para o futebol ao serviço do Partizan, mas foi em Itália que se mostrou ao mundo. Também como Salah, foi na Fiorentina que brilhou, durante 5 temporadas, tendo nas duas últimas, após uma fase de adaptação, um destaque ímpar.

    A jogar pelo lado esquerdo do ataque, Jovetic é um desequilibrador nato, com uma grande capacidade de finta e cruzamento e muito difícil de parar no um-para-um. Na finalização tem evoluído e no regresso a Itália, depois de dois anos em Manchester, já demonstrou a sua veia goleadora. Em 2 jogos, 3 golos, sendo o único jogador do Inter de Milão com golos na Serie A.

    Promete ser uma das figuras do campeonato e pode ser decisivo na caminhada milanesa, que procura novamente chegar a lugares condizentes com o historial do clube.

    É o jogador mais velho nesta lista, mas o montenegrino tem ainda muito para mostrar. Itália e o Inter são uma boa montra!

    1. Pogba

    Pogba já não é novidade. O médio francês é já um dos melhores jogadores do Mundo e esta já não será a sua época de afirmação. Já a teve no ano passado e aos 22 anos, com as saídas de Vidal e Pirlo é o patrão do meio-campo bianconero. “Força, alta rotação, técnica, velocidade e golo” são a melhor definição de Pogba. Mas as qualidades do médio não se esgotam por aqui.

    São poucos os defeitos do jogador, que demonstra uma maturidade anormal para a sua idade, ao nível das superestrelas. O seu temperamento trama-o, por vezes, mas o seu rendimento faz esquecer tudo isso. Será a figura maior da seleção gaulesa, a par de Benzema, no Euro 2016, no seu país, e no futuro poderá aspirar a ser o melhor jogador do mundo.

    É, indiscutivelmente, o melhor jogador da Serie A e se o comprovar esta época, o salto para Inglaterra, Espanha ou até para Paris poderá acontecer. Neste defeso muitos milhões quiseram levá-lo, mas resistiu! Com o mesmo rendimento, estes milhões deverão aumentar.

    Arrisco a dizer que não existe médio como Pogba, hoje em dia, e se, neste momento, não tiver nada para fazer, vá ao Youtube e divirta-se a ver golos e pormenores deste médio francês. Os remates de meia-distância são incríveis.

    Um apelido para ele? Monstruoso.

    Foto de Capa: Facebook de Domenico Berardi

    Artigo de Francisco Sebe e Luís Martins

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.