Que o ouro venha outra vez para nós

    A revista francesa France Football revelou hoje os trinta jogadores nomeados para o prestigiado prémio “Ballon d’Or“, a Bola de Ouro do futebol mundial. E nesta lista de nomeados para a edição de 2016, temos a honra de ver três jogadores portugueses: Cristiano Ronaldo, Pepe e o estreante Rui Patrício. Os três são candidatos ao prémio, cuja classificação será revelada no próximo dia 13 de dezembro.

    O supercraque madeirense, que já venceu por três vezes o prémio, está mais uma vez na lista de principais favoritos, ao lado do também habitual Lionel Messi. A menos que haja uma gigantesca surpresa, o vencedor sairá, mais uma vez, de um destes dois nomes. Ronaldo, melhor marcador e jogador com mais internacionalizações do nosso país, venceu na temporada passada a Liga dos Campeões pelo Real Madrid e o Europeu de seleções por Portugal, o que pode ser uma alavanca preciosa para a conquista deste troféu individual, que volta a ser atribuído apenas por um júri de jornalistas internacionais, dado que a “France Football” não se associou à FIFA para a entrega do prémio, algo que já não acontecia desde 2009. Estaremos todos a torcer para que CR7 vença a sua quarta Bola de Ouro, e fique apenas a uma do astro argentino do FC Barcelona. O capitão da seleção nacional já está há seis épocas consecutivas com mais de cinquenta golos por temporada. Números realmente assombrosos e que nos fazem agradecer por termos nascido a tempo de ver Cristiano Ronaldo e Lionel Messi jogarem tanto tempo.

    Pepe foi uma fortaleza inexpugnável no Euro'2016 Fonte: Seleções de Portugal
    Pepe foi uma fortaleza imperial no Euro’2016
    Fonte: Seleções de Portugal

    Pepe, o patrão da defesa da nossa seleção de há vários anos a esta parte, também está nomeado para o galardão. O luso-brasileiro de Maceió, que foi “adotado” pelo nosso país (e em boa hora o fizemos), volta a estar nomeado e a acompanhar Cristiano Ronaldo nestas andanças, ele que é um dos braços direitos de CR7 há muitos anos, devido ao facto de partilharem balneário no Real Madrid e na equipa das quinas. O central português, sem dúvida um dos melhores do mundo na sua posição, é um dos principais pilares do Real Madrid, na minha opinião. É muito mais seguro que Sérgio Ramos e mais experiente que o muito promissor Raphaël Varane. Por isso, considero que Pepe, atualmente com 33 anos, ainda é o melhor central dos campeões europeus de clubes.

    Felizmente, tive de adicionar “de clubes” na última frase. É sinal que Pepe também já é campeão europeu de seleções. O antigo jogador de FC Porto e Marítimo foi uma das principais figuras do Europeu, sendo de destacar principalmente as suas exibições nos jogos a eliminar, frente a Croácia, Polónia e França, dado que esteve ausente, por lesão, do jogo com o País de Gales. Absolutamente imperial no jogo aéreo e bom no jogo com os pés, Pepe fez no Europeu algumas das melhores exibições da sua carreira, sendo distinguido pela terceira vez consecutiva para o lote de melhores jogadores da competição. E se em 2008 e 2012, essa eleição consistia num grupo de 23 atletas, em 2016 só foram onze os escolhidos e Pepe estava lá novamente. O internacional português merece este prémio, ele que por vezes é criticado por ser muito agressivo, algo que tem refreado com o passar dos anos.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Roger Schmidt: «Eles não criaram chances»

    Roger Schmidt já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Florentino Luís: «Não tivemos o futebol dos últimos jogos»

    Florentino Luís já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Conference League: eis os resultados desta quinta-feira

    A Liga Conferência já não tem treinadores portugueses com...
    Diogo Janeiro Oliveira
    Diogo Janeiro Oliveira
    Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.