Rivais de Lisboa lideram Andebol 1, mas o FC Porto está à espreita

    Cabeçalho modalidadesApós de 13 jornadas de grande competição chegou ao fim a primeira volta da principal competição nacional da modalidade.
    Os Campeões Nacionais, Sporting CP, assumem, neste momento, a liderança do Campeonato. Conta com o melhor ataque da competição e tem apenas um empate (ABC/UMinho) e uma derrota (FC Porto). Seria de esperar que a aventura europeia prejudicasse as pretensões leoninas, mas para já a equipa de Hugo Canela parece ter aproveitado essa aventura para ganhar experiência para as competições internas.

    Já eliminado da EHF Champions League, o Sporting pode concentrar-se apenas no Campeonato, mantendo a posição de principal favorito ao título. Será que a breve passagem pela Europa irá afetar a prestação futura dos Campeões Nacionais? Ou teremos um Sporting bicampeão, a começar uma nova hegemonia em Portugal?

    Hugo Canela tem feito uma boa gestão física da equipa, levando a que esta se encontre na liderança do Campeonato Fonte: Sporting CP
    Hugo Canela tem feito uma boa gestão física da equipa, levando a que esta se encontre na liderança do Campeonato
    Fonte: Sporting CP

    Vamos, então, para o outro lado da Segunda Circular. Apesar de o plantel do SL Benfica apresentar inicialmente algumas carências em algumas posições chaves da equipa (principalmente na primeira linha), o professor Carlos Resende conseguiu trazer a sua mentalidade vencedora para o clube da Luz. A lesão do canhoto Terzic trouxe ainda mais problemas aos encarnados, que se viram obrigados a ir ao mercado, algo que fizeram com muita qualidade, assegurando o regresso do bem conhecido Nuno Grilo de França e, mais recentemente, do brasileiro Arthur Patrianova (que esteve durante a primeira metade da época a recuperar de lesão com os fisioterapeutas do clube) que vão aumentar o leque de soluções da primeira linha da equipa.

    Neste momento, o SL Benfica partilha liderança com o seu maior rival, contando com um empate (ABC/UMinho) e uma derrota (Sporting CP). O grande momento de forma do veterano Hugo Figueira tem sido determinante para a boa fase benfiquista, sendo esta a melhor defesa do campeonato. Será o Benfica capaz de manter a forma até ao final da competição? Terão os reforços qualidade suficiente para ajudar a trazer o título de campeão de volta à Luz?

    O grande momento de forma de Figueira faz do Benfica a melhor defesa do Campeonato Fonte: SL Benfica
    O grande momento de forma de Figueira faz do Benfica a melhor defesa do Campeonato
    Fonte: SL Benfica

    Passando para o norte e apesar de um mau começo de campeonato, o FC Porto assume, neste momento, o terceiro lugar, apenas a dois pontos da liderança. Também já eliminado da Europa, os azuis e brancos focam apenas os seus esforços em tentar recuperar o trono do Andebol em Portugal, tendo sofrido há pouco um revés nos seus objetivos com a lesão de Alfredo Quintana, que estará de fora por 2 ou 3 meses. Hugo Laurentino assumiu a baliza portista, mas o lugar de segundo e terceiro guarda-redes está vago, tendo já surgido cinco nomes que poderão (e até já ocuparam) esses lugares, inclusive o treinador de guarda-redes, Telmo Ferreira, retirado há dois anos, que jogou no encontro com o Xico Andebol.

    A ausência de Alfredo Quintana vem certamente dificultar as pretensões azuis e brancas Fonte: FC Porto
    A ausência de Alfredo Quintana vem certamente dificultar as pretensões azuis e brancas
    Fonte: FC Porto

    Com os mesmos pontos encontra-se o ABC/UMinho. Mesmo com um verão onde perdeu a maioria da equipa e onde ocorreu um grande corte financeiro, Jorge Rito tem conseguido aproveitar a prata da casa e criou uma equipa competitiva, tal como Carlos Resende nos habituou nos últimos anos. É incrível ver a persistência deste histórico, que mesmo com grandes dificuldades mantém a qualidade de resultados. Mas será que os jovens bracarenses aguentarão o ritmo até ao final?

    Menção honrosa para Os Belenenses, que ocupam o sexto lugar, praticando um Andebol de grande qualidade, que se exprime nos resultados e na sua classificação.

    A luta está lançada, com as quatro primeiras posições separadas por apenas dois pontos. Certamente teremos grande espetáculo até ao fim e o vencedor final nunca estará assegurado. Esta competição só traz melhorias e avanços para o Andebol em Portugal! Muitos parabéns a todos os intervenientes.

    Foto de Capa: Andebol Portugal

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Palma
    Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
    Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.