Campeonatos Nacionais de Corta-Mato Longo 2018: Leão é rei na Europa e…em casa!

    Realizaram-se hoje os Campeonatos Nacionais de Corta-Mato Longo em Monforte, com a vitória completa do Sporting, tanto no feminino quanto no masculino!

    No Feminino, o Sporting já era o claro favorito para revalidar o título, sendo que tinha 5 das 10 primeiras atletas dos campeonatos transactos. Sara Catarina Ribeiro, em 29:46, venceu pela primeira vez o campeonato nacional de crosse, num percurso marcado por muita lama e duras condições para as atletas.

    Fonte: Federação Portuguesa de Atletismo

    O pódio, todo ele foi verde e branco, com o segundo lugar a pertencer a Sara Moreira, correndo os 8km em 29.52, bem próximo da primeira classificada. Mais uma vez, Sara volta a ficar tão próximo do primeiro lugar do pódio…o dia chegará! Mais atrás, a completar o pódio, Inês Monteiro, em 30 minutos e 40 segundos. No entanto, não foi uma vitória fácil e sem drama: Jessica Augusto (que era a campeã em título) apresentou problemas físicos – pareceu uma entorse – e foi obrigada a abandonar a prova mais cedo quando a liderava, sendo que a atleta do Sporting que fechou a equipa, Sandra Teixeira terminou fora do top-10, tornando este triunfo leonino bem mais apertado do que o previsto!

    Sara Catarina Ribeiro
    Fonte: Federação Portuguesa de Atletismo

    Já no masculino, foi o oposto! Esperavam-se maiores dificuldades colectivamente para o conjunto leonino e tal não se confirmou. Começando pela vitória inédita no individual para o experiente Rui Teixeira, que já na temporada passada havia terminado no pódio e que agora, aos 35 anos, conseguiu mesmo tornar-se o novo campeão nacional, correndo o percurso de 10km em 32.16 minutos.

    Rui Teixeira
    Fonte: Federação Portuguesa de Atletismo

    Rui Pinto (Benfica), o campeão da época passada, parecia ter começado bem lançado para revalidar o título, mas terá pago o forte arranque num complicado peso, quedando-se pela segunda posição do pódio, em 32.38. A fechar o pódio, Samuel Barata (também do Benfica), próximo de Rui Pinto em 32.48.

    De resto foi um festival do Sporting, que colocou 6 outros atletas (!) no top-10, num total de 7, não tendo quaisquer problemas para revalidar um título que se previa mais complicado.

    Fonte: Federação Portuguesa de Atletismo

    Recorde-se que o Sporting, ao vencer a Taça dos Campeões Europeus deste ano, já tinha garantido a participação na prova, no feminino e masculino, para o próximo ano. Desta forma, o RD Águeda no feminino e o SL Benfica no masculino irão também marcar presença na próxima edição da competição europeia de clubes, por terem ficado em segundo nos Nacionais.

    Foto de Capa: Sporting CP

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.