A revolução do Passo Zero

O basquetebol, ao contrário do futebol, é um desporto vivo e com constantes alterações ás regras.

Recentemente, a FIBA divulgou mais 14 alterações pontuais, depois de na época passada (junho 2017), sem que a maioria tenha dado grande conta, ter modificado o Artigo 25 (“Avanço ilegal”) introduzindo o denominado Passo Zero, numa clara tentativa de uniformizar os critérios com a NBA.

A NBA que tem os mais extraordinários talento  mostra que o Passo Zero é um recurso ofensivo que cria grandes vantagens. A Europa, e Portugal em particular, continua a  dormir  face a uma NBA que leva anos de vantagem.

A maioria dos treinadores ainda não entendeu ou finge não entender o enorme potencial destas alterações. Por outro lado também não é fácil aos jogadores mudarem os gestos técnicos muito automatizados por anos de pratica.

Quando iniciei o estudo desta regra cedo fiquei convencido que não era um alteração pontual ás regras mas sim uma alteração radical ao jogo. Estamos perante uma revolução tanto na técnica como na táctica. Com o Passo Zero temos um novo potencial de acções ofensivas que vão exigir também da defesa um esforço suplementar e muita inteligência na tomada das decisões.

Os treinadores deviam estar actualizados e conhecer ao pormenor as alterações de forma a tirarem o melhor partido o que a maioria, mesmo ao nível profissional, até ao momento, ainda não fez já que não acreditam e continuam na zona de conforto recusando a mudança.

Mas o caminho é imparável e a FIBA não vai voltar atrás. As novas gerações vão passar a jogar um basquetebol diferente deixando para trás quem continuar a jogar à moda antiga (antes de 2017). A titulo de exemplo é  só relembrar a moda em vigor dos Triplos. Nos anos 80 muitos a negaram mas agora todos gostam…

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

La Vuelta a España #1: Tudo como esperado

Ao final da primeira semana de Vuelta, Jonas Vingegaard, Jasper Philipsen e Juan Ayuso já somaram vitórias de etapas e a camisola vermelha está entregue

Foi apontado ao Sporting mas recusou todas as propostas para ficar no AC Milan

Santiago Giménez decidiu ficar no AC Milan. O avançado mexicano optou por rejeitar todas as ofertas que recebeu neste mercado.

FC Porto vende Zé Pedro ao Cagliari: eis o valor da mudança

Zé Pedro foi confirmado como reforço do Cagliari. O jogador deixa assim o FC Porto em definitivo por dois milhões de euros.

FC Porto já conhece adversário na segunda ronda da UEFA Youth League e possíveis adversários na terceira eliminatória

O FC Porto vai defrontar o NK Bravo na segunda ronda da UEFA Youth League. O sorteio decorreu na tarde desta segunda-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Betis oficializa contratação de Antony

Antony foi confirmado como reforço do Real Betis. O avançado internacional brasileiro deixou o Manchester United de Ruben Amorim.

Jakub Kiwior é reforço do FC Porto por 19 milhões de euros

Jakub Kiwior foi confirmado esta segunda-feira como reforço do FC Porto, deixando o Arsenal por empréstimo com opção de compra obrigatória.

Conrad Harder deixa Sporting e já foi oficializado como reforço do RB Leipzig

Conrad Harder já foi oficializado como novo ponta de lança do RB Leipzig. Avançado deixa o Sporting e assina até 2030 com os alemães.