Temos finalistas na Liga Feminina de Basquetebol. Clube União Sportiva e Quinta dos Lombos provaram ser as equipas mais fortes e vão se defrontar por mais um título, este o mais importante do panorama nacional. 

Esta temporada já aconteceram cinco jogos entre estas duas equipas, com três vitórias para a equipa açoriana e duas para a equipa de Carcavelos, o que prova o muito equilíbrio existente. Sendo que a equipa dos Lombos já venceu dois troféus este ano – Supertaça e a Taça da Federação – o último precisamente contra a equipa açoriana, que de resto esteve nas três finais que podia – Taça Vítor Hugo, Taça da Federação e Taça de Portugal – mas ainda não ganhou nenhuma.

Para chegar à final o Sportiva venceu sem dificuldades o Vitória Sport Clube e depois com mais algumas dificuldades o CAB Madeira, em dois bons jogos. Já os Lombos bateram o Boa Viagem e o surpreendente Benfica, que chegou às meias de finais com mérito e que deu luta à Quinta dos Lombos, apesar de não ter ganho nenhum dos jogos.

Serão dois ou três jogos muito intensos

Fonte: Federação Portuguesa de Basquetebol

O primeiro jogo da final é já no próximo fim de semana, mas ainda não tem data marcada. Os Lombos recebem em casa o União Sportiva num jogo muito importante para as aspirações de serem campeãs nacionais, título que foge desde a temporada 2013/14. Os dois restantes jogos serão a 5 e 6 de maio nos Açores, o que dá uma ligeira vantagem ao União Sportiva. Como curiosidade ambas as equipas já foram campeãs duas vezes e a equipa que se sagrar campeã vai passar a ser a segunda equipa com mais títulos, apenas atrás do CAB Madeira com cinco títulos.

Na minha opinião a campeã desta temporada será o União Sportiva, com cada equipa a vencer os seus jogos em casa, no entanto, serão dois ou três jogos muito equilibrados e do melhor que se pratica em Portugal, e jogos dignos de uma final. O facto das açorianas terem falhado em três finais não deve pesar, mas não deixa de ser um fator psicológico a favor dos Lombos. Seja quem for campeão será um justo campeão.

Foto de Capa: Federação Portuguesa Basquetebol

Comentários